A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba descartou mais de 100 litros de bebidas alcoólicas sem procedência após uma operação de fiscalização realizada entre os dias 2 e 5 de outubro.
A ação ocorreu em 16 estabelecimentos do município e contou com o apoio da Secretaria de Urbanismo e da Polícia Militar.
O objetivo da fiscalização foi combater a comercialização de bebidas adulteradas ou clandestinas, prevenindo riscos à saúde pública. De acordo com a Prefeitura, as bebidas irregulares foram inutilizadas e descartadas após constatação da falta de origem comprovada.
A operação segue as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, que alerta para os perigos do metanol, substância altamente tóxica usada em solventes e combustíveis e que pode estar presente em bebidas falsificadas.
O consumo de metanol pode causar cegueira permanente e até morte. Os sintomas de intoxicação incluem tontura, dor abdominal, náuseas, confusão mental, taquicardia e perda de visão, podendo evoluir para convulsões e coma.
Como parte das ações preventivas, os profissionais da Vigilância Sanitária de Caraguatatuba participarão nesta terça-feira (7) de um treinamento nacional on-line sobre identificação de bebidas falsificadas. O curso é promovido pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Procon-RJ e Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, e será realizado das 13h30 às 17h.
Fiscalização urbana
Durante a operação, a Secretaria de Urbanismo também interditou cinco estabelecimentos comerciais por irregularidades, como funcionamento fora do horário permitido ou documentação incompleta.
A ação integra o cumprimento do Código de Posturas do Município, regulamentado pela Lei nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar nº 127/23.
Fonte: PMC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰
Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
São José inicia pré-temporada e confirma saída de três jogadores da Águia do Vale
Projeto ‘Cidadania Itinerante’ realiza mais de 500 atendimentos em Taubaté
UBS da Vila Cláudia amplia atendimentos com nova ala em Campos do Jordão