O Governo de São Paulo implementou um reforço nas equipes e na infraestrutura das travessias litorâneas para garantir uma operação mais ágil e eficiente durante o verão, visando reduzir os tempos de espera nas balsas e otimizar a experiência dos usuários. Entre 15 de dezembro de 2024 e a segunda quinzena de janeiro de 2025, o Departamento Hidroviário (DH) registrou uma redução expressiva no tempo máximo de embarque, destacando as duas principais travessias do estado.
Na travessia Santos/Guarujá, que é a mais movimentada, o tempo máximo de espera caiu 52% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na travessia São Sebastião/Ilhabela, apesar de um aumento de 15% na demanda, o tempo de embarque foi reduzido em 7%, permitindo um deslocamento mais rápido para os passageiros.
Durante o período de alta demanda, mais de 2 milhões de usuários utilizaram os serviços das oito travessias estaduais, com um volume diário médio superior a 58 mil passageiros. Para otimizar a operação, o DH adotou uma série de medidas, incluindo o aumento de colaboradores para manutenção preventiva e corretiva das embarcações, ampliação do estoque de peças essenciais e apoio ao trânsito para gestão das filas.
De acordo com o diretor técnico do DH, Agnaldo de Almeida Jr., as estratégias de operação têm como foco reduzir o tempo de inatividade das balsas e minimizar o impacto das manutenções, oferecendo mais rapidez e qualidade no atendimento. Para atender demandas emergenciais, equipes especializadas, como mergulhadores e profissionais de usinagem, foram mobilizadas, realizando reparos diretamente na água e fabricando peças específicas de forma ágil.
Além disso, foi feito um esforço para garantir a manutenção das embarcações em horários de menor movimento, assegurando a continuidade do serviço sem comprometer a qualidade da operação.
Os investimentos nas travessias litorâneas continuam a ser uma prioridade do governo, com a modernização das estruturas e a entrega de novas embarcações. No ano passado, foram entregues cinco novas embarcações, com um investimento de R$ 34,3 milhões. Em 2024, seis embarcações reformadas já estão em operação, com investimentos de R$ 45,3 milhões. Para 2025, está prevista a entrega de mais oito embarcações, com um investimento superior a R$ 50 milhões.
Fonte: semil.sp.gov.br/
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