Ubatuba recebe novas ações do DER-SP para garantir segurança no tráfego da ponte sobre o rio Maranduba

ubatuba-recebe-novas-acoes-do-der-sp-para-garantir-seguranca-no-trafego-da-ponte-sobre-o-rio-maranduba

Foto: Reprodução / DER-SP

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, intensificou as medidas de segurança na ponte sobre o rio Maranduba, em Ubatuba. As ações fazem parte de um conjunto de intervenções preventivas adotadas enquanto a solução definitiva para a estrutura está em fase de execução.

Por orientação técnica, foi estabelecido um limite de 23 toneladas para a circulação de caminhões e carretas. A restrição não se aplica a veículos relacionados a serviços essenciais ou de utilidade pública, conforme a legislação vigente.

O tráfego no local segue com operação controlada, em sistema de “pare e siga” e monitoramento contínuo, para garantir a passagem dos veículos com o menor impacto possível aos moradores e usuários. As informações e orientações técnicas foram repassadas à Prefeitura de Ubatuba, em alinhamento com os protocolos de segurança do DER-SP.


Medidas preventivas e investimentos viários

O DER-SP informou que todas as decisões relacionadas à ponte são baseadas em análises técnicas que priorizam a preservação da vida e a integridade da infraestrutura. A autarquia reforçou que mantém ações preventivas em toda a malha rodoviária estadual, que soma mais de 12 mil quilômetros, ampliando inspeções e executando melhorias estruturais.

Na ponte sobre o rio Maranduba, já foi realizado um reforço estrutural, e o órgão prepara a retomada das obras da segunda ponte no mesmo trecho, além de intervenções previstas para a ponte sobre o rio Arapirá. Os investimentos representam um avanço na mobilidade e na segurança da região.


Trânsito de veículos acima do limite

Prestadores de serviços essenciais ou de utilidade pública que necessitem circular com veículos acima do limite de 23 toneladas devem solicitar autorização eletrônica à Coordenadoria Regional do DER em Cubatão, conforme previsto na Portaria SUP/DER-058, de 25 de outubro de 2011.

O pedido deve ser preenchido e assinado pelo responsável legal e acompanhado de documentos como RG, CRLV, contrato social (para empresas), comprovação de vínculo com o veículo e com o estabelecimento atendido, além de procuração, quando houver representante.

Fonte: DER-SP


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor