Evento reúne grandes nomes da modalidade e segue até o fim de semana com transmissão ao vivo e R$ 500 mil em premiação
Ubatuba voltou ao centro das atenções do surfe nacional nesta terça-feira (22), com o início da segunda etapa do Dream Tour, principal circuito do surfe profissional brasileiro. A Praia de Itamambuca, reconhecida como “Reserva Nacional do Surfe”, será palco da competição até o próximo domingo (27), reunindo os maiores nomes da modalidade no país, incluindo Adriano de Souza (Mineirinho), Silvana Lima, Caio Ibelli e Wiggolly Dantas, além de jovens promessas como Ryan Kainalo.
Com 72 atletas disputando nas categorias masculina e feminina, o campeonato reforça a importância de Ubatuba no cenário esportivo brasileiro. A premiação desta etapa totaliza R$ 500 mil, divididos de forma igualitária entre homens e mulheres. Além disso, as baterias são alternadas para garantir a mesma visibilidade aos dois gêneros.
Destaques do primeiro dia
Apesar das condições do mar terem atrasado o cronograma inicial, a competição já contou com grandes apresentações. O surfista Weslley Dantas teve o melhor desempenho da terça-feira, com uma nota 7,33 em uma das ondas e somatório total de 13,50 pontos, garantindo vaga direta para a próxima fase. Já nomes como Jadson André e Caio Ibelli acabaram indo para a repescagem, após ficarem em segundo lugar em suas baterias.
Wiggolly Dantas, irmão de Weslley, também brilhou ao vencer sua bateria e avançar diretamente. Outras disputas acirradas marcaram a primeira fase masculina, que será concluída nesta quarta-feira (23), junto com as primeiras baterias femininas.
Competição segue até domingo
O Dream Tour é composto por quatro etapas. A primeira foi realizada em maio, em Porto de Galinhas (PE). Após Ubatuba, o circuito segue para o Rio de Janeiro, em setembro, e se encerra em Santa Catarina, em novembro.
A estrutura do evento em Ubatuba conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Esportes, além da Associação Ubatuba de Surf (AUS), da Federação Paulista de Surf e da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI). As disputas são transmitidas ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo Sportv a partir das quartas de final.
Sistema de disputas
Na categoria masculina, 48 atletas foram divididos em 16 baterias com três surfistas cada. Os vencedores seguem direto para a terceira fase, enquanto os demais passam pela repescagem, disputada em duelos individuais (homem contra homem). A partir da terceira fase, a competição entra no sistema mata-mata até a grande final.
Já no feminino, as 24 atletas competem em oito baterias na primeira fase. As vencedoras avançam às oitavas de final, enquanto as demais seguem para a repescagem. Assim como no masculino, a fase mata-mata define as finalistas.
Ranking após a primeira etapa
Masculino:
1º – Douglas Silva (PE) – 10.000 pts
2º – Yage Araújo (BA) – 8.000 pts
3º – Michael Rodrigues (CE) – 6.500 pts
4º – Wesley Leite (SP) – 6.500 pts
5º – Mateus Sena (RN) – 5.100 pts
Feminino:
1ª – Laura Raupp (SC) – 10.000 pts
2ª – Juliana dos Santos (CE) – 8.000 pts
3ª – Alexia Monteiro (RS) – 6.500 pts
4ª – Silvana Lima (CE) – 6.500 pts
5ª – Monik Santos (PE) – 5.100 pts
Fonte: PMU
MATERIAS RELACIONADAS
Finais das Copas Populares agitam o futebol amador neste domingo em São José dos Campos
Ilhabela encerra Semana Internacional de Vela com impacto positivo no turismo e economia
Festival de Inverno 2025 agita fim de semana com música, arte e gastronomia em Caçapava