Tecnologia e tradição se unem para proteger a Mata Atlântica e fortalecer o etnoturismo
A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba, agora conta com câmeras trap e um drone para monitorar a fauna local. A iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), busca preservar um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.
Monitoramento e preservação ambiental
📷 Cinco câmeras trap foram instaladas na mata para registrar automaticamente a presença de animais, enquanto o drone auxilia na segurança e no monitoramento da região. As imagens já captaram espécies como jaguatiricas, antas, quatis, tangarás e inambus, reforçando a biodiversidade do local.
🌱 O projeto faz parte do Programa Guardiões da Floresta (Kagwydja), da Fundação Florestal, que além de fornecer os equipamentos, remunera as comunidades indígenas pelo trabalho de preservação ambiental.
Impulso ao etnoturismo
🛖 Com o monitoramento da fauna, a aldeia também fortalece o etnoturismo e o ecoturismo, atraindo escolas, universidades e visitantes interessados na cultura indígena e na biodiversidade da região.
💬 “Com essa tecnologia, os indígenas estão mais capacitados para combater crimes ambientais e preservar seu território, além de promover um intercâmbio cultural com o público externo”, destacou Cristiano Kiririndju, coordenador da CPPI.
Sobre a CPPI
A Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), foi criada em 2023 para promover direitos e proteção às comunidades indígenas. Desde então, já realizou diagnósticos em 27 terras indígenas e segue implementando políticas públicas voltadas ao fortalecimento dessas comunidades.
🌿 Tecnologia, tradição e preservação caminham juntas em Ubatuba!
Fonte: semil.sp.gov.br/2025
MATERIAS RELACIONADAS
Troca Verde chega ao Jardim Gurilândia neste sábado (12) com troca de recicláveis por alimentos em Taubaté
Troca Verde arrecada 425 kg de recicláveis em troca por alimentos na estreia em Taubaté
Moradores protestam contra intervenção com máquinas na praia de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião