A população de Ubatuba, no Litoral Norte, passa a contar com mais água potável neste verão com a entrega do novo Reservatório Perequê-Mirim, que possui capacidade para atender diretamente mais de 25 mil moradores e turistas. A inauguração foi realizada nesta segunda-feira (27) pela Sabesp, dentro do Programa Água no Litoral, que faz parte das ações do Governo de São Paulo para garantir o abastecimento em todo o estado.
O investimento faz parte de um pacote de aproximadamente R$ 70 bilhões até 2029, vinculados à desestatização da companhia, e inclui obras estratégicas para ampliar a segurança hídrica, proteger mananciais e antecipar desafios futuros.
Segundo Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, a entrega do reservatório reforça o planejamento integrado do governo:
“Cada investimento que realizamos é pensado para oferecer soluções duradouras, garantindo água de qualidade para a população hoje e para as futuras gerações.”
O novo tanque, construído com tecnologia alemã de dobra dupla, é mais resistente a condições externas e ajuda a reduzir riscos de vazamentos. A estrutura atenderá diretamente aos bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita e Ribeira, beneficiando indiretamente todo o sistema de abastecimento da cidade, incluindo áreas como Barra Seca, Bela Vista, Itaguá e Toninhas.
Além do reservatório, a Sabesp instalou um ponto de abastecimento externo, permitindo que moradores e turistas enchassem garrafas de água durante passeios ou caminhadas na região.
Investimentos em Ubatuba
O investimento em Ubatuba soma cerca de R$ 76 milhões, contemplando a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina e a construção de dois novos reservatórios metálicos. O reservatório nas Toninhas, com capacidade de 3 milhões de litros, está previsto para 2026. A ETA Carolina terá sua produção ampliada em 20%, passando de 500 litros por segundo para 600 l/s.
Serão implantadas também duas estações elevatórias, novas tubulações e 12 quilômetros de rede de distribuição, além de 3.000 novas ligações domiciliares em áreas informais, garantindo mais acesso à água de qualidade para a população.
Segundo a Sabesp, o projeto de universalização do saneamento antecipa em quatro anos as metas do Marco Legal do Saneamento, ampliando acesso à água potável e contribuindo para saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.
Fonte: SEMIL
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

MATERIAS RELACIONADAS
São José Rugby mantém liderança no Paulista de Sevens feminino e busca o pentacampeonato
Justiça determina e Taubaté passa a exigir ponto eletrônico de todos os servidores
Quadrilha é flagrada em Jacareí com caminhão carregado de carne roubada