O projeto do primeiro trem de alta velocidade do Brasil avança e deve beneficiar diretamente o Vale do Paraíba, especialmente São José dos Campos. Segundo o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, a operação comercial poderá começar em 2032, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro em cerca de 1h45 de viagem.
O trem-bala terá 417 quilômetros de extensão e demanda um investimento estimado em R$ 60 bilhões. O empreendimento ganhou força após o Marco Legal das Ferrovias, aprovado em 2021, que permitiu a implementação desse tipo de transporte no país. Em 2023, o governo federal assinou um acordo garantindo à TAV Brasil a construção e operação da linha por 99 anos.
Estação em São José dos Campos impulsiona o Vale do Paraíba
O plano oficial prevê quatro estações ao longo do trajeto:
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São Paulo
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São José dos Campos (SP)
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Volta Redonda (RJ)
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Rio de Janeiro
A inclusão de São José dos Campos coloca o Vale do Paraíba no centro de um dos maiores projetos de infraestrutura do país. A expectativa é de que a região atraia novos investimentos imobiliários, hoteleiros e comerciais, impulsionados pela legislação que permite a desapropriação ou compra de áreas próximas às estações para expansão da malha e desenvolvimento urbano.
Quanto vai custar a passagem?
Segundo Figueiredo, o valor estimado para o trajeto completo São Paulo–Rio será de aproximadamente R$ 500 por trecho. Já as passagens entre os municípios intermediários — como São José dos Campos — devem custar em torno de R$ 250.
Impacto econômico
A TAV Brasil projeta que o trem-bala poderá acrescentar até R$ 168 bilhões ao PIB nacional e arrecadar cerca de R$ 36 bilhões em tributos até 2055. O projeto também prevê a criação de aproximadamente 130 mil empregos diretos e indiretos ao longo das fases de construção e operação.
Próximas etapas
O trem-bala está em fase final do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), documento essencial para liberar as licenças e autorizações obrigatórias. A previsão é que essa etapa seja concluída até o fim de 2026, permitindo o início das obras.
A TAV Brasil mantém negociações com investidores internacionais — especialmente da China, Espanha e fundos árabes — para garantir os recursos necessários ao empreendimento. O pedido formal de autorização já foi protocolado no Ministério dos Transportes e está em análise.
Contexto internacional
O Japão inaugurou o primeiro trem de alta velocidade do mundo em 1964, na linha Tóquio–Osaka. Já a China iniciou sua rede em 2008 e hoje possui mais de 40 mil quilômetros de trilhos, representando dois terços da malha global.
Fonte: timesbrasil.com.br/empresas-e-negocios/transporte/trem-bala-rio-sao-paulo-tav-brasil/
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