Os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos aprovaram, nesta quarta-feira (4), o Programa de Demissão Voluntária (PDV) proposto pela montadora. A votação foi realizada por meio de cédulas, na portaria da fábrica, em todos os turnos.
Ao todo, foram 2.371 votos registrados, com 70% favoráveis à proposta e 30% contrários.
A proposta aprovada inclui o PDV e permite que os trabalhadores abram mão da estabilidade no emprego em casos de acidente ou doença ocupacional — um dos pontos mais criticados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que orientou pela rejeição da medida.
📣 Posição do Sindicato:
Apesar da oposição à proposta, o Sindicato informou que respeita a decisão da maioria e assinará o acordo. Em nota, a entidade reafirmou o compromisso com a luta contra demissões e pela estabilidade no emprego:
“Continuaremos vigilantes para que, se houver adesões à transação individual, que sejam realmente voluntárias. Seguimos na defesa da estabilidade e da ampliação da cláusula dos acidentados para todos os trabalhadores”, afirmou a direção sindical.
A aprovação do PDV ocorre em meio a um cenário de incertezas no setor automotivo e de negociações delicadas entre montadoras e trabalhadores em diversas regiões do país.
Fonte: sindmetalsjc.org.br/
Foto: Roosevelt Cássio

MATERIAS RELACIONADAS
1ª Volta Ciclística de São José causa interdições em ruas da cidade neste fim de semana
Ubatuba celebra 388 anos com shows, feira e desfile cívico
Ilhabela recebe 5ª etapa da Liga Paulista de Downhill neste fim de semana