Uma forte tempestade atingiu o Vale do Paraíba e região na tarde desta sexta-feira (14), causando alagamentos, queda de árvores e deixando o dia escuro em várias cidades. Foram registrados 3.520 raios, sendo 1.117 atingindo o solo, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe.
Em São José dos Campos, maior cidade da região, o temporal causou alagamentos no Anel Viário, na Avenida José Longo e nos bairros Jardim Maringá e Vila Ema. Houve registro de queda de granizo e ventos de até 85 km/h. Semáforos foram afetados, e as equipes da prefeitura trabalharam na normalização do trânsito.
Em Taubaté, o céu escureceu repentinamente, e a cidade recebeu pela primeira vez um alerta severo da Defesa Civil. Foram registrados alagamentos em diversas ruas e até um deslizamento de terra na Rodovia Oswaldo Cruz.
A tempestade também atingiu Caçapava, com forte incidência de raios, e a Serra da Mantiqueira, onde a Defesa Civil emitiu um alerta para Campos do Jordão devido ao risco de deslizamentos. Em apenas algumas horas, a cidade registrou 83 mm de chuva, 40% da média esperada para todo o mês de fevereiro.
Apesar dos estragos, não houve registro de feridos. As equipes seguem monitorando os impactos da tempestade na região.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/
MATERIAS RELACIONADAS
27ª Festa Italiana de Guaratinguetá será realizada de 11 a 14 de setembro na Colônia do Piaguí
Prefeitura de Aparecida inicia recuperação do Ginásio de Esportes da Vila Mariana
Cachorra vítima de maus-tratos é resgatada em Taubaté e tutor é preso