O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitiu um parecer desfavorável às contas do prefeito de Taubaté, José Saud (PP), referentes ao ano de 2022. A decisão foi tomada durante uma sessão ordinária nesta terça-feira (12), na qual o órgão destacou problemas na gestão municipal, incluindo um déficit orçamentário e o aumento das dívidas de curto e longo prazo. O índice de efetividade da gestão municipal também foi mencionado como uma falha pela corte.
Durante a sessão, a defesa do prefeito alegou que as despesas não ultrapassaram os limites e que medidas preventivas foram adotadas para controlar o endividamento. Apesar disso, o relator do processo, Antônio Roque Citadini, manteve sua posição pelo parecer desfavorável, sendo seguido por outros dois conselheiros da 1ª Câmara do TCE.
Em resposta, a Prefeitura de Taubaté informou que vai recorrer da decisão assim que o acórdão for publicado. “A Prefeitura de Taubaté vai recorrer da decisão do TCE tão logo seja publicado o acórdão relativo a ela. O Tribunal apontou a existência de débitos no final do exercício de 2022, em especial relativos ao empréstimo do CAF, que foi formalizado na gestão anterior sem a necessária previsão de receita para a sua quitação. O contrato está sendo repactuado com o governo federal, que é o avalista do empréstimo”, afirmou a prefeitura em nota.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao
MATERIAS RELACIONADAS
GCM de São José dos Campos conquista 1º lugar em curso de elite da PM no Rio de Janeiro
Caraguatatuba oferece 117 vagas de emprego nesta semana
Real Colonial conquista título da Primeira Divisão da Copa Popular de Futebol 2025