A Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos prendeu, na terça-feira (20), dois homens acusados de usurpar função pública ao se passarem por policiais civis. A ação foi resultado de uma operação conjunta com o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), após denúncia recebida pela Central 153.
A investigação começou após relatos de que os suspeitos frequentavam uma loja de conveniência na Avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial, usando distintivos falsos da Polícia Civil e consumindo bebidas alcoólicas — atitude considerada incompatível com a conduta de agentes da lei.
A partir da denúncia, os dados do veículo utilizado pelos indivíduos foram inseridos no sistema de monitoramento inteligente da cidade. A Polícia Civil também foi consultada e confirmou que os homens não pertenciam à corporação.
Abordagem e prisão
Na manhã de terça-feira, o sistema de câmeras identificou o carro circulando na Avenida General Motors, região leste da cidade. As informações foram rapidamente compartilhadas com as equipes em patrulhamento, e uma viatura da Ronda Escolar conseguiu interceptar o veículo.
Durante a abordagem, foi encontrado um distintivo da Polícia Civil com os suspeitos. Após consulta aos bancos de dados oficiais, confirmou-se que ambos não possuíam vínculo com nenhuma força policial. Eles foram detidos em flagrante e conduzidos à Central de Flagrantes, onde as providências legais foram tomadas.
A Prefeitura de São José dos Campos reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias e reafirma seu compromisso com a segurança pública e a integridade da atuação das forças municipais.
Fonte: PMSJC

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26