Em uma assembleia realizada na última terça-feira (29), os trabalhadores da Avibras, em greve desde setembro de 2022, definiram a pauta de reivindicações para o novo proprietário da empresa. A venda, anunciada pela Avibras em comunicado interno no dia anterior, prevê a transferência do controle da maior indústria bélica do país para um investidor brasileiro. No entanto, o nome do comprador permanece não divulgado, e a finalização da transação depende de certas “condicionantes”.

A Avibras enfrenta uma dívida trabalhista extraconcursal de aproximadamente R$ 327 milhões e acumula 19 meses de salários em atraso. O número de funcionários caiu de 1.400, em 2022, para 924. Além de salários atrasados, os trabalhadores estão sem plano de saúde, FGTS e pagamento do INSS, o que motivou a greve. A reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e o representante do investidor está marcada para o dia 8 de novembro.
Na assembleia, os trabalhadores definiram as seguintes exigências para encerrar a greve:
- Pagamento integral dos salários e das multas;
- Retorno imediato do plano de saúde para todos os funcionários;
- Compromisso de permanência por, no mínimo, 10 anos na região, em acordo a ser assinado com os governos federal, estadual e municipal, o Sindicato e o Ministério Público Federal;
- Divulgação detalhada dos valores devidos a cada trabalhador;
- Estabilidade no emprego por um ano para todos os funcionários.
Sindicato e Soberania Nacional
O Sindicato continua a defender a estatização da Avibras sob o controle dos trabalhadores, mas frente à atual possibilidade de venda, considera uma empresa nacional um risco menor para a soberania do país. “Seja qual for o investidor, exigimos que todas as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas”, afirmou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, destacando que qualquer venda deve priorizar os direitos dos trabalhadores e a transparência no processo.
Fonte: sindmetalsjc.org.br
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis