Praia da Baleia recebe etapa do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 neste fim de semana
A Praia da Baleia, localizada na Costa Sul de São Sebastião, será o ponto de encontro dos melhores surfistas de base de São Paulo neste sábado (9) e domingo (10) para mais uma etapa do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025. A competição, que começa às 7h, reúne atletas das categorias Sub-12 e Sub-14, sendo uma vitrine para jovens talentos do surfe escolar.
O evento é patrocinado pela EDP, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e parcerias com a Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), a Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (ASEL) e a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
Disputa por vagas e prêmios internacionais
Além da busca pelo título estadual, os atletas somam pontos para integrar a Seleção Paulista de Surf, que disputará o Circuito Brasileiro de Base 2026. O grande prêmio para os campeões é uma viagem a Portugal para competir no Olas Pro Tour Europa.
Na etapa anterior, realizada em Santos, se destacaram Kalani Robles (Sub-16), Caio Okamoto (Sub-18), Isabelly Knut (Sub-18) e Giovanna Rocha (Sub-16), que já acumulam 1.000 pontos cada no ranking.
Competição para estudantes de 12 a 18 anos
O Circuito Paulista de Surf Colegial é exclusivo para estudantes regularmente matriculados em escolas, inclusive cursos online reconhecidos pelo MEC. Ao todo, serão quatro etapas em Santos, Itanhaém e São Sebastião, com a grande final marcada para outubro, na Praia de Camburi.
Além das categorias por idade, o evento também premia os atletas de maior destaque técnico com o troféu Manga Wax Best Performance, entregue a um surfista masculino e um feminino que obtiverem as maiores médias da etapa.
Atividade especial para o Dia dos Pais
Em celebração ao Dia dos Pais, será realizada uma bateria no formato tag team, onde atletas e responsáveis se revezam para pegar ondas dentro de um tempo determinado. A pontuação final será a soma das melhores performances da equipe.
Sustentabilidade e educação ambiental
O Circuito também abraça a causa ambiental. No dia 29 de julho, a EDP iniciou a Gincana das Tampinhas na Escola Henrique Tavares Barra, no bairro do Sahy. O material recolhido será reciclado e transformado em chaveiros raspadores de parafina.
Escolas participantes receberão ainda palestras e atividades educativas sobre preservação de manguezais e recursos hídricos, conduzidas pela EDP em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc) de São Sebastião e a SPSurf.
O Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 conta com apresentação do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte. Mais informações e regulamento estão disponíveis nos sites www.spsurf.com.br e www.aselbrasil.com.br.
Fonte: PMSS
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

MATERIAS RELACIONADAS
1ª Volta Ciclística de São José causa interdições em ruas da cidade neste fim de semana
Ubatuba celebra 388 anos com shows, feira e desfile cívico
Ilhabela recebe 5ª etapa da Liga Paulista de Downhill neste fim de semana