Praia da Baleia recebe etapa do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 neste fim de semana
A Praia da Baleia, localizada na Costa Sul de São Sebastião, será o ponto de encontro dos melhores surfistas de base de São Paulo neste sábado (9) e domingo (10) para mais uma etapa do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025. A competição, que começa às 7h, reúne atletas das categorias Sub-12 e Sub-14, sendo uma vitrine para jovens talentos do surfe escolar.
O evento é patrocinado pela EDP, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e parcerias com a Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), a Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (ASEL) e a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
Disputa por vagas e prêmios internacionais
Além da busca pelo título estadual, os atletas somam pontos para integrar a Seleção Paulista de Surf, que disputará o Circuito Brasileiro de Base 2026. O grande prêmio para os campeões é uma viagem a Portugal para competir no Olas Pro Tour Europa.
Na etapa anterior, realizada em Santos, se destacaram Kalani Robles (Sub-16), Caio Okamoto (Sub-18), Isabelly Knut (Sub-18) e Giovanna Rocha (Sub-16), que já acumulam 1.000 pontos cada no ranking.
Competição para estudantes de 12 a 18 anos
O Circuito Paulista de Surf Colegial é exclusivo para estudantes regularmente matriculados em escolas, inclusive cursos online reconhecidos pelo MEC. Ao todo, serão quatro etapas em Santos, Itanhaém e São Sebastião, com a grande final marcada para outubro, na Praia de Camburi.
Além das categorias por idade, o evento também premia os atletas de maior destaque técnico com o troféu Manga Wax Best Performance, entregue a um surfista masculino e um feminino que obtiverem as maiores médias da etapa.
Atividade especial para o Dia dos Pais
Em celebração ao Dia dos Pais, será realizada uma bateria no formato tag team, onde atletas e responsáveis se revezam para pegar ondas dentro de um tempo determinado. A pontuação final será a soma das melhores performances da equipe.
Sustentabilidade e educação ambiental
O Circuito também abraça a causa ambiental. No dia 29 de julho, a EDP iniciou a Gincana das Tampinhas na Escola Henrique Tavares Barra, no bairro do Sahy. O material recolhido será reciclado e transformado em chaveiros raspadores de parafina.
Escolas participantes receberão ainda palestras e atividades educativas sobre preservação de manguezais e recursos hídricos, conduzidas pela EDP em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc) de São Sebastião e a SPSurf.
O Circuito Paulista de Surf Colegial 2025 conta com apresentação do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte. Mais informações e regulamento estão disponíveis nos sites www.spsurf.com.br e www.aselbrasil.com.br.
Fonte: PMSS
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Campos do Jordão registra -0,9°C e frio deve seguir na região com gradual elevação das temperaturas
Motorista de 57 anos morre após colisão contra poste em São José dos Campos
Concessionária Tamoios anuncia bloqueios momentâneos para aferição de radares na terça-feira