A partir desta segunda-feira (18), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começará a aplicar avaliações de fluência leitora para 100 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. O processo, que se estenderá até 13 de dezembro, incluirá também municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos SP.
As provas serão aplicadas de duas formas: pelo aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que grava e valida a leitura das crianças, e pela plataforma Elefante Letrado, que fornecerá um mapa de desenvolvimento para estudantes do 2º ao 5º ano. Ao todo, 420,7 mil avaliações serão realizadas.
Segundo Márcia Bernardes, da Seduc-SP, essa é a primeira vez que será possível comparar os resultados com o ano passado, quando 64% dos alunos do 2º ano foram considerados leitores fluentes. O objetivo da gestão estadual é alcançar 90% de crianças leitoras até 2026.
No contexto da rede estadual, 550 mil crianças do 1º ano já utilizam a ferramenta Elefante Letrado, que disponibiliza mais de 500 obras de literatura infantil.
O calendário de avaliações inclui o 2º ano entre 18 de novembro e 6 de dezembro, enquanto as turmas dos 3º, 4º e 5º anos realizarão as provas entre 25 de novembro e 13 de dezembro.
Fonte: agenciasp.sp.gov.br/
Sobre o autor
Marcelo Rodrigues
Sou formado em Publicidade e apaixonado por comunicação. Ao longo da minha trajetória, aprendi que a chave para conectar pessoas é entender suas necessidades e entregar conteúdos relevantes e criativos. Aqui no blog, compartilho minha experiência e insights sobre marketing digital, comunicação e estratégias criativas, sempre com o objetivo de ajudar você a alcançar resultados reais e impactantes. Vamos juntos explorar novas ideias e tendências!
MATERIAS RELACIONADAS
Curso gratuito de Mecânica Automotiva Básica está com inscrições abertas em Caraguatatuba
Curso gratuito capacita moradores de Campos do Jordão para uso seguro de motosserras
Jacareí abre inscrições para curso gratuito de mecânica; prazo vai até 28 de julho