O São José Esporte Clube comemorou nesta quarta-feira (13) seus 92 anos de história. Fundado em 1933 como Esporte Clube São José, o time vive uma nova fase desde que se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em 2022. Com gestão profissional e investimentos estruturais, o clube mira voos mais altos no futebol paulista e nacional.
Atualmente, o São José disputa a Copa Paulista e busca garantir vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2026, além de já ter presença assegurada no Paulistão A2 do próximo ano, com o objetivo de retornar à elite do estadual.
Estrutura e desempenho esportivo
A SAF implementou um Departamento de Futebol estruturado, com profissionais especializados e análise de mercado para contratações mais assertivas. Também criou o Núcleo Integrado de Saúde e Performance (NISP), que atua na prevenção de lesões tanto no profissional quanto nas categorias de base.
As divisões de base voltaram a ser geridas internamente, com metodologia própria e meta de conquistar o selo de Clube Formador da CBF, abrindo espaço para revelação e negociação de talentos.
Fortalecimento da marca e relacionamento
Fora de campo, a diretoria tem promovido eventos de networking com patrocinadores, ações exclusivas para sócios-torcedores e melhorias na comunicação com a imprensa, reforçando o vínculo com a torcida.
Um pouco de história
O clube nasceu alvinegro, com o mascote “Formigão”, e mudou de identidade em 1976, adotando a Águia e as cores azul, amarelo e branco. Seu auge ocorreu entre os anos 1980 e 1990, com campanhas históricas, como o vice-campeonato paulista de 1989 e a presença na Série A do Brasileirão.
No futebol feminino, o São José brilhou com títulos nacionais e internacionais, incluindo três Libertadores e um inédito Mundial de Clubes em 2014 — feito único nas Américas.
Investimentos no Centro de Treinamento
O novo CT contará com oito campos, miniestádio para 1.500 pessoas, hotel para atletas, refeitório, salas de imprensa e áreas de treinamento específicas. Parte da estrutura já está em uso e o local foi até visitado pela FIFA como possível base de seleção para a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Modernização do Martins Pereira
Desde 2023, o estádio é administrado pelo Grupo Oscar, que tem concessão de 25 anos. Foram realizadas melhorias como academia, departamento médico, nova sala de imprensa e ala administrativa. Há um projeto para transformar o espaço em arena multiuso, ampliando o conforto dos torcedores e permitindo a realização de grandes eventos.
Com quase um século de tradição e uma cidade apaixonada, o São José Esporte Clube trabalha para transformar a sua história em um futuro ainda mais grandioso.
Fonte: SJEC
Foto: Time campeão do Campeonato Paulista da Intermediária de 1980 (Imagem: Museu dos Esportes)
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
São Sebastião bate recordes e se consolida como destino turístico de excelência
Por onde anda a supercarga que passou pelo Vale do Paraíba?
André Rocha conquista três medalhas no Mundial Militar de Paratletismo no Equador