O Aeroporto de São José dos Campos ampliará sua conectividade internacional com a inauguração de uma segunda rota regular de cargas, ligando a cidade diretamente a Bruxelas, na Bélgica. A operação, realizada pela LATAM Cargo, terá início no dia 2 de outubro.
Conexão direta com a Europa
A nova rota começa com frequência semanal, mas deve passar a operar com dois voos por semana durante a temporada de inverno europeu.
Até então, cargas com destino ao Vale do Paraíba precisavam desembarcar em Guarulhos ou Viracopos para, em seguida, seguir por via terrestre. Agora, com a operação partindo de São José, o transporte será mais ágil, competitivo e confiável, reduzindo o tempo de trânsito e os custos logísticos para empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Impacto econômico e logístico
De acordo com a LATAM Cargo, a nova conexão deve movimentar cerca de 50 toneladas semanais de carga, especialmente produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral. Embora São José seja o principal destino, a rota também permitirá redistribuição para cidades vizinhas, reforçando o papel regional do aeroporto.
“Estamos muito orgulhosos em ampliar nossa parceria com a LATAM Cargo para oferecer novas soluções logísticas eficientes para as indústrias e empresas em geral de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como outros estados”, destacou Eduardo Valle, presidente do Conselho de Administração da concessionária SJK Airport.
Retomada da conectividade internacional
O anúncio se soma às iniciativas recentes que têm fortalecido a conectividade do Aeroporto de São José. Em maio de 2023, o terminal retomou os voos de carga internacionais com a inauguração da rota para Miami, nos Estados Unidos, também operada pela LATAM Cargo.
Em pouco mais de um ano, a conexão com Miami já atinge três frequências semanais, movimentando mais de 150 toneladas de carga por semana.
Aeroporto preparado para expansão
A Prefeitura de São José dos Campos e a administração da SJK Airport ressaltam que o aeroporto está pronto para absorver o crescimento das operações.
Com localização estratégica, pista de grande extensão e terminal de cargas modernizado, a estrutura tem atraído empresas dos setores aeronáutico, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia, consolidando a cidade como um dos mais importantes hubs logísticos internacionais do Brasil.
Fonte: PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
São Sebastião remove lombadas e instala radares para melhorar mobilidade em Boiçucanga
Ilhabela recebe Prova Natatória “Píer a Píer” e 48ª Corrida Pedestre neste final de semana
Novos médicos do programa Mais Médicos reforçam UBSs de São José dos Campos