São José dos Campos é destaque em ranking de saneamento entre grandes cidades de SP
São José dos Campos ficou em segundo lugar no ranking estadual de saneamento básico entre os municípios paulistas com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, segundo o Instituto Trata Brasil. O levantamento nacional, divulgado nesta semana, considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com base no ano de 2023.
O município subiu sete posições em relação ao ano anterior, ficando atrás apenas de Santo André na classificação estadual para sua faixa populacional.
🔍 Avanços e indicadores
A pesquisa avaliou aspectos como tratamento de água e esgoto, redução de perdas na distribuição e nível de investimento no setor. Em São José dos Campos, houve um aumento de 29,56% nos investimentos, além de melhorias nos índices de cobertura e eficiência dos serviços prestados pela Sabesp, responsável pelo abastecimento e coleta na cidade.
Segundo o estudo, esse avanço é resultado de fiscalizações e monitoramentos constantes, realizados pela Prefeitura por meio do Departamento de Concessionárias da Secretaria de Manutenção da Cidade, em parceria com a concessionária.
📊 Metodologia
O ranking anual do Instituto Trata Brasil leva em conta os 100 municípios mais populosos do país. A avaliação é feita com base nos dados oficiais do SNIS e metodologia desenvolvida em conjunto com a consultoria GO Associados, que aplica pesos específicos para cada indicador de desempenho.
Fonte: PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba