O Coletivo Meu Alento, de São José dos Campos, está concorrendo ao Troféu Picadeiro na categoria Espetáculo Circense Adulto. A premiação, considerada a mais relevante para o circo no estado de São Paulo, voltou a ser realizada em 2024 após mais de duas décadas sem edições.
A votação popular está aberta até 24 de novembro e pode ser feita online. O prêmio conta com duas seleções: uma definida pelo júri especializado e outra pelo público.
O coletivo teve início em 2019 com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do edital “Primeiras Obras”, do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Desde então, o grupo vem participando de diferentes editais que fortaleceram sua produção artística, incluindo o recente edital de Aprimoramento Artístico – Bolsa de Aprimoramento Técnico e Residência Artística.
Para a fundadora e artista circense Heloise Oliveira, a indicação é reflexo direto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ela destaca que o reconhecimento demonstra o crescimento do setor e a importância de investimentos contínuos para que novos projetos possam surgir com profissionalismo e competitividade.
O processo de seleção do Troféu Picadeiro começou com a inscrição de grupos de todas as regiões do estado. Uma curadoria formada por especialistas na linguagem circense escolheu os finalistas e, nesta etapa, o voto popular definirá parte dos vencedores. Os resultados serão anunciados em 1º de dezembro.
Criado em 2019 pelos artistas Guilherme Lira e Heloise Oliveira, o Coletivo Meu Alento atua em São José dos Campos com pesquisas em acrobacias, equilíbrio e pedagogias circenses. Além de seus espetáculos autorais, o grupo promove atividades formativas e apresentações em diferentes cidades da RMVale, ampliando o acesso à arte do circo. O coletivo também tem marcado presença em programas de televisão, como “Circo do Tiru”, do SBT, e “Quarta Show”, da TV Aparecida.
O Fundo Municipal de Cultura, que contribuiu para o início da trajetória do coletivo, é um mecanismo de fomento criado em 2013 para financiar projetos culturais desenvolvidos em São José dos Campos.
Fonte: PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

MATERIAS RELACIONADAS
Aparecida terá interdições temporárias em passagem de nível para obras de manutenção na próxima semana
Guarda Municipal recupera mudas furtadas no Parque da Cidade em São José dos Campos
Caraguatatuba conquista 10 medalhas no Pan-Americano Open de Karatê em Natal