São José dos Campos vai se tornar a primeira cidade do Brasil a contar com hidrômetros inteligentes para medir o consumo de água em tempo real. A novidade, anunciada pela Sabesp, será implantada antes mesmo da capital paulista, atendendo a uma cláusula contratual firmada entre a concessionária e a Prefeitura.
De acordo com a gerente regional da Sabesp, Gabriela Cle de Azeredo, cerca de 4,4 milhões de equipamentos serão instalados em São José dos Campos e São Paulo até 2029. “Todos os imóveis atendidos pela empresa terão o novo sistema, que permitirá a leitura de consumo em tempo real e o acompanhamento direto pelo celular, por aplicativo ou pelo site da Sabesp”, explicou.
Tecnologia de ponta no saneamento
A implantação será possível graças a um contrato inédito entre a Sabesp e a Vivo para uso da tecnologia de Internet das Coisas (IoT) no setor de água e saneamento. O projeto é considerado o maior do mundo nessa área, permitindo a conexão e transmissão de dados via rede celular, inclusive em locais de difícil acesso, como subsolos e regiões remotas.
Com o novo sistema, os hidrômetros antigos serão substituídos por equipamentos equipados com eSIM — um chip virtual semelhante ao de celular — que enviará as informações diretamente para a central da Sabesp. Isso vai agilizar o atendimento de ocorrências, como falta de água, e contribuir para a preservação dos recursos hídricos.
Mais controle para o consumidor
Os moradores poderão acompanhar o consumo de hora em hora, receber alertas e identificar possíveis vazamentos de forma rápida. Para Gabriela, a iniciativa alia eficiência, tecnologia e sustentabilidade. “São José sai na frente, oferecendo mais controle e comodidade para a população, além de contribuir com a preservação da água”, destacou.
Fonte: PMSJC
Foto: Reprodução / Claudio Vieira/PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
São Sebastião lança programa social de capacitação em sistemas fotovoltaicos em parceria com a EDP
Paraibuna celebra cultura caipira com Festa do Folclore, Festival do Cambuci e Festival Gastronômico João Rural
Patrulha Maria da Penha de São Sebastião atende mais de 120 medidas protetivas em 2025