A Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta terça-feira (30) os primeiros cinco ônibus elétricos de uma frota de 400 veículos alugados por R$ 2,7 bilhões, em contrato de 15 anos com a empresa Green Energy S.A.
Os veículos serão apresentados oficialmente nesta quarta-feira (1°) no estacionamento do Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (Cefe). A previsão é que os primeiros ônibus elétricos comecem a operar a partir da próxima semana. Outros 15 veículos devem ser entregues até o fim de outubro.
Cronograma de entregas
O contrato inicial previa que os primeiros 20 ônibus entrassem em operação em setembro, mas houve atraso. Segundo a prefeitura e a Urbanizadora Municipal (Urbam), o cronograma geral estabelece a entrega de 200 veículos até setembro de 2026, sendo:
-
60 ônibus entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026
-
120 veículos em maio de 2026
-
200 veículos em setembro de 2026
Com isso, a frota total de 400 ônibus será completada dentro do prazo contratual.
Contrato e operação
O contrato, assinado em março, garantiu R$ 20,3 milhões de caução legal da empresa Green Energy S.A. para a entrega dos veículos. Além disso, a prefeitura precisa contratar outra empresa responsável pela operação da frota elétrica, licitação que deve ser publicada em outubro, após um pequeno atraso em relação ao planejamento inicial.
Segundo o prefeito Anderson Farias (PSD):
“Devemos soltar o edital até o final de outubro. Prorrogamos um pouco, mas isso não prejudica a operação, porque as empresas atuais continuam atuando e temos contrato com elas até setembro do próximo ano.”
O investimento em ônibus elétricos faz parte do plano de modernização do transporte público, visando reduzir emissões de poluentes e melhorar a mobilidade urbana na cidade.
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰
Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Sindicato busca em Brasília soluções urgentes para crise da Avibras, em São José dos Campos
São José dos Campos integra Guia Turístico Católico de São Paulo
Vereadores de Caçapava aprovam atualização da PGV e IPTU pode ficar mais caro em 2026