O Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (9) a Cabine Lilás em São José dos Campos, ampliando a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O município é o terceiro do interior paulista a receber o serviço, após São José do Rio Preto e Campinas.
A Cabine Lilás oferece atendimento especializado via telefone 190, com acolhimento feito exclusivamente por policiais militares mulheres treinadas para lidar com casos de violência contra a mulher. As atendentes atuam na sede do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom), localizada no Jardim Augusta.
Durante a inauguração, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou os avanços na região.
“Conseguimos atingir os menores números de homicídios na região de São José dos Campos e estamos trabalhando para combater, também, os feminicídios”, afirmou.
“Estamos completamente empenhados, seja com a Cabine Lilás ou outros projetos, em combater esse crime covarde e ampliar, com todas as frentes possíveis, a proteção à mulher.”
Atendimento humanizado e capacitação
A cabo Renata Alves, que atuou na formação da nova turma de atendentes, ressaltou a importância do projeto.
“Nada compra a sensação de conseguir ajudar uma mulher em situação de extrema fragilidade. Você termina a ligação torcendo para que ela consiga romper o ciclo de violência com tudo o que foi informado.”
Além da PM, o projeto conta com a participação das Polícias Civil e Técnico-Científica, que colaboraram na construção dos módulos de capacitação e da política pública.
Expansão da Cabine Lilás
A Cabine Lilás começou como projeto piloto na capital paulista em março deste ano. A iniciativa já chegou a outras duas cidades do interior e deve ser expandida para todas as regiões do estado até o fim de 2025, de acordo com o governo.
Fonte: Agência SP
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba