Documento cita supostas irregularidades em nomeações; defesa do prefeito não se manifestou
A presidente do PL Mulher em São José dos Campos, Paula Custódio — conhecida como “Preta Conservadora” — protocolou um pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Anderson Farias (PSD). O documento foi entregue nesta quarta-feira (29) na Câmara Municipal e solicita a cassação do chefe do Executivo.
O pedido menciona suposta violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e legalidade administrativa, citando nomeações de pessoas ligadas ao prefeito e ao seu filho.
Segundo o documento, o caso inclui a nomeação de Milena Coelho Guimarães, que assumiu o cargo de diretora de Saúde em janeiro deste ano. Em agosto, ela confirmou ter um relacionamento amoroso com o prefeito. A data de início do relacionamento não foi esclarecida. Após a repercussão do caso, Milena pediu exoneração e deixou o cargo no dia 20 de outubro.
O pedido também cita a nomeação de Júlia Lângneck, namorada do filho do prefeito, para um cargo na Urbam, e Guilherme Zamboni Benato, amigo do filho de Anderson, para a função de assessor da Controladoria Geral do Município, em junho deste ano.
O documento solicita ainda o afastamento cautelar do prefeito por 180 dias, com o argumento de evitar possível interferência nas apurações.
A assessoria do prefeito informou que ele não irá se manifestar sobre o assunto no momento.
Próximos passos
O pedido foi protocolado com base no Decreto-Lei nº 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores. O texto determina que, na primeira sessão após a protocolização, o presidente da Câmara deve colocar o recebimento da denúncia em votação.
Caso seja aceita, uma comissão processante com três vereadores sorteados deve ser formada na mesma sessão.
A próxima sessão da Câmara está marcada para terça-feira, 4 de novembro. O presidente do Legislativo, Roberto do Eleven (PSD), afirmou que irá analisar o conteúdo para verificar se há fundamentação legal para o prosseguimento:
“A votação não é obrigatória. Se não tiver fundamento, o presidente pode arquivar de imediato”, declarou.
Quem é a autora do pedido
Paula Custódio é farmacêutica e presidente do PL Mulher em São José dos Campos. Também é vice-presidente nacional do movimento “PL Integração”, vinculado ao deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ).
Ela disputou uma vaga na Câmara Municipal em 2024 e obteve 760 votos, não sendo eleita.
Foto: Reprodução / Gabriel Blois Moreira / g1 TV Vanguarda
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

 
         
                   
                   
                   
                  
MATERIAS RELACIONADAS
Guaratinguetá realiza obras de contenção com gabiões na Rua Gama Rodrigues para garantir segurança
São José dos Campos lança programa de incentivo para pagamento de dívidas municipais
Ubatuba prorroga inscrições do Vestibulinho da Etec até 7 de novembro