São José dos Campos: pedido de cassação do prefeito Anderson Farias é protocolado na Câmara

sao-jose-dos-campos-pedido-de-cassacao-do-prefeito-anderson-farias-e-protocolado-na-camara

Foto: Reprodução / Gabriel Blois Moreira / g1 TV Vanguarda

Documento cita supostas irregularidades em nomeações; defesa do prefeito não se manifestou

A presidente do PL Mulher em São José dos Campos, Paula Custódio — conhecida como “Preta Conservadora” — protocolou um pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Anderson Farias (PSD). O documento foi entregue nesta quarta-feira (29) na Câmara Municipal e solicita a cassação do chefe do Executivo.

O pedido menciona suposta violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e legalidade administrativa, citando nomeações de pessoas ligadas ao prefeito e ao seu filho.

Segundo o documento, o caso inclui a nomeação de Milena Coelho Guimarães, que assumiu o cargo de diretora de Saúde em janeiro deste ano. Em agosto, ela confirmou ter um relacionamento amoroso com o prefeito. A data de início do relacionamento não foi esclarecida. Após a repercussão do caso, Milena pediu exoneração e deixou o cargo no dia 20 de outubro.

O pedido também cita a nomeação de Júlia Lângneck, namorada do filho do prefeito, para um cargo na Urbam, e Guilherme Zamboni Benato, amigo do filho de Anderson, para a função de assessor da Controladoria Geral do Município, em junho deste ano.

O documento solicita ainda o afastamento cautelar do prefeito por 180 dias, com o argumento de evitar possível interferência nas apurações.

A assessoria do prefeito informou que ele não irá se manifestar sobre o assunto no momento.


Próximos passos

O pedido foi protocolado com base no Decreto-Lei nº 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores. O texto determina que, na primeira sessão após a protocolização, o presidente da Câmara deve colocar o recebimento da denúncia em votação.

Caso seja aceita, uma comissão processante com três vereadores sorteados deve ser formada na mesma sessão.

A próxima sessão da Câmara está marcada para terça-feira, 4 de novembro. O presidente do Legislativo, Roberto do Eleven (PSD), afirmou que irá analisar o conteúdo para verificar se há fundamentação legal para o prosseguimento:

“A votação não é obrigatória. Se não tiver fundamento, o presidente pode arquivar de imediato”, declarou.


Quem é a autora do pedido

Paula Custódio é farmacêutica e presidente do PL Mulher em São José dos Campos. Também é vice-presidente nacional do movimento “PL Integração”, vinculado ao deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ).

Ela disputou uma vaga na Câmara Municipal em 2024 e obteve 760 votos, não sendo eleita.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/10/30/oposicao-protocola-pedido-de-cassacao-do-prefeito-anderson-farias-psd-em-sao-jose-dos-campos.ghtml

Foto: Reprodução / Gabriel Blois Moreira / g1 TV Vanguarda

Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor