A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a distribuição do Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, um guia detalhado que orienta vítimas e profissionais sobre os serviços de apoio disponíveis na cidade.
O material está sendo entregue em unidades de saúde (UBSs, UPAs e hospitais), Cras, Creas e por agentes da Patrulha Maria da Penha, além de escolas e entidades sociais parceiras.
Com 41 páginas, o manual foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público e traz informações sobre acolhimento, denúncia e responsabilização dos agressores. Ele será atualizado constantemente para garantir que os fluxos de atendimento acompanhem as necessidades da população.
Apoio e conscientização
O material recebeu elogios da comunidade. Para a promotora de vendas Elza Maria Moreira, 63 anos, “quanto mais conscientização e orientação, mais chances teremos de evitar a violência”. O vigilante Sangar Cardoso Martins, 40 anos, também destacou a importância da ação: “Todos devemos ajudar no combate à violência contra as mulheres”.
Além de fornecer um passo a passo do atendimento, o manual também reforça a necessidade de capacitação contínua para os profissionais da rede de proteção e segurança pública.
Fonte: PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Lavrinhas é contemplada pelo Novo PAC com equipamentos para unidades de saúde
Jacareí libera acesso a exames laboratoriais pelo celular por meio do aplicativo Fast Cidadão
Centro de Convivência do Idoso de Tremembé ganha nova estrutura com piscina aquecida e salas acessíveis