São José dos Campos incentiva adoção de animais de médio e grande porte resgatados pelo CCZ

sao-jose-dos-campos-incentiva-adocao-de-animais-de-medio-e-grande-porte-resgatados-pelo-ccz

Foto: Reprodução / PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos está ampliando as ações de bem-estar animal e incentivando a adoção responsável de animais de médio e grande porte resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além do cuidado com cães e gatos pelo programa Meu Pet Feliz, o CCZ acolhe cavalos, bois e muares encontrados em vias e áreas públicas da cidade.

Atualmente, estão disponíveis para adoção 30 equinos, 2 muares e 1 bovino, todos recebendo atendimento veterinário, alimentação e abrigo até ficarem aptos para um novo lar. O objetivo do programa é garantir que cada animal tenha uma nova oportunidade de vida com dignidade e proteção.

Como adotar

Para participar do processo de adoção, os interessados devem se inscrever pela Central 156. Após a abertura do protocolo, a Divisão de Bem-Estar Animal agenda uma entrevista no CCZ, localizado na Rua George Williams, 581 – Parque Industrial, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Requisitos

Os adotantes precisam apresentar:

  • Documento pessoal com foto

  • Comprovante de residência

  • Comprovante de propriedade do local onde o animal ficará

  • Vídeos do espaço destinado aos animais

  • Informações sobre o veículo que realizará o transporte

Além disso, é obrigatório possuir cadastro no GEDAVE (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal), do Governo do Estado de São Paulo. Quem ainda não tem o registro pode realizá-lo no Ponto Rural, apresentando a documentação necessária.

📍 Pontos de atendimento

  • Ponto Rural – Alto da Ponte
    Rua Alziro Lebrão, 240
    Segunda a sexta, das 8h às 17h

  • Ponto Rural – São Francisco Xavier (junto à Sala do Empreendedor)
    Rua XV de Novembro, 900 – Centro
    Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Adoção em duplas

Os animais são disponibilizados em pares, pois muitos convivem juntos há longo tempo ou possuem necessidades específicas. A ordem de agendamento define a prioridade caso mais de um interessado escolha o mesmo par.

Antes da autorização final, uma equipe técnica visita o local de destino para avaliar a estrutura e condições de bem-estar. Após a aprovação e liberação dos documentos, o adotante pode emitir a guia de trânsito animal e agendar a entrega. Cerca de 30 dias após a adoção, é realizada uma nova visita para acompanhar a adaptação.


🐾 Um compromisso com a vida animal

Com a iniciativa, São José dos Campos fortalece sua política pública de proteção e adoção responsável, reforçando o cuidado com animais de grande porte resgatados em situação de vulnerabilidade.

Fonte: PMSJC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor