A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta quarta-feira (3) um pacote de investimentos e novidades para a Educação Municipal a partir de 2026. As medidas incluem a ampliação de vagas em tempo integral, fortalecimento da Educação Especial Inclusiva, retomada de obras em escolas e novas parcerias na rede de ensino.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Emefi Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no bairro Jardim Jussara. A unidade, que foi reformada e ampliada, recebeu atendimento bilíngue para alunos surdos (Libras e Língua Portuguesa) e foi certificada como escola 5.0, tornando-se a 40ª da rede a alcançar esse reconhecimento.
Educação Especial em destaque
A Educação Especial Inclusiva ganhará novos reforços. O número de professores no Atendimento Educacional Especializado continuará em crescimento, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
Entre 2022 e 2025, o número de alunos atendidos com laudo aumentou 52%, passando de 1.814 para 3.519 estudantes. A expectativa é ampliar ainda mais a oferta de suporte.
Entre as novidades, estão:
-
Implantação de uma sala multissensorial para estimular os sentidos e favorecer o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
-
Ampliação do quadro de professores especializados.
-
Reforma e ampliação da Emefi Maria Aparecida dos Santos Ronconi, já entregue à comunidade.
Obras retomadas
A Prefeitura também anunciou a conclusão e retomada de obras em diferentes regiões da cidade. Entre elas:
-
Finalização das Emefis Possidônio Salles, Luzia Levina e Hélio Walter.
-
Retomada das obras da Emefi Dom Pedro de Alcântara, da Emefi Bosque dos Ipês e da escola de Educação Infantil do Parque Industrial (em fase de licitação).
-
Conclusão da unidade de Educação Infantil do bairro Santa Júlia.
Novas parcerias e mais vagas
A rede municipal abrirá credenciamento para dois novos Centros Comunitários de Convivência Infantil (CECOIs) e ampliará a rede parceira, incluindo novas escolas de Educação Infantil.
A gestão também assumirá a escola Marechal do Ar Casemiro Montenegro Filho (DCTA), aumentando a capacidade de 90 para 311 crianças. Outro destaque é a ampliação da Emei Maria Aparecida Savastano, em São Francisco Xavier.
Ensino em tempo integral
Um dos avanços mais relevantes será a ampliação do ensino em período integral. A expectativa da Prefeitura é superar, em 2026, a meta do Plano Nacional e Municipal de Educação, que prevê 25% dos alunos em tempo integral.
As mudanças incluem:
-
Mais de 3.000 vagas em 10 escolas de Ensino Fundamental, com jornada das 12h30 às 19h30 para estudantes do 3º ao 5º ano.
-
Mais de 300 vagas na Emefi Rosa Tomita, por meio da Fundhas do Jardim São José 2.
-
Ampliação de matrículas em 16 unidades da Educação Infantil, com 1.088 novas vagas em período integral.
Educação 5.0
O programa Educação 5.0, que certifica escolas inovadoras, também foi expandido. Além da Emefi Ronconi, receberam o selo unidades da Educação Infantil como a Emei Torataro Takitani, a Emei Cassiano Ricardo e o Cedin Maria de Fátima Neri.
Fonte: PMSJC
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Panamá adquire Super Tucano para reforçar vigilância e segurança aérea
Caçapava celebra a arte da dança com 3ª Mostra no final de semana da Independência
Karatê de Ilhabela brilha na Copa Caçapava Open com 13 medalhas conquistadas