Santuário Nacional de Aparecida homenageia Papa Francisco com toque de sinos até início de maio

santuario-nacional-de-aparecida-homenageia-papa-francisco-com-toque-de-sinos-ate-inicio-de-maio

Foto: Reprodução / Bruna Capasciutti/TV Vanguarda

O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira (21) uma homenagem ao Papa Francisco, que faleceu na madrugada de hoje, aos 88 anos. Diariamente, até o início de maio, os sinos do santuário tocarão de forma fúnebre em memória do pontífice.

Segundo o próprio Santuário, os sinos soarão até o dia 4 de maio, marcando o fim do período de Novendiali, cerimônias que acontecem no Vaticano após a morte de um papa. O toque fúnebre ocorrerá às 6h, 12h e 18h, com tons mais graves que os habituais.

Os sinos do Santuário são considerados “a voz de Deus” e tradicionalmente são acionados em momentos de grande alegria ou de profunda tristeza. São 13 sinos no campanário, representando os 12 apóstolos e Nossa Senhora. Eles também tocaram no momento da confirmação oficial da morte de Francisco.

Além das homenagens sonoras, o Santuário seguirá com orações dedicadas ao papa durante missas e celebrações.

Morte de Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia e teve agravamento do quadro. O pontífice liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, tendo sido o primeiro papa latino-americano da história, o primeiro jesuíta no cargo e também o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz a nota oficial divulgada pelo Vaticano.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

Foto: Reprodução / Bruna Capasciutti/TV Vanguarda

Sobre o autor