A cidade de Pindamonhangaba foi um dos destaques da 36ª edição da Romaria Fluvial de Canoas e Barcos dos Pescadores do Vale do Paraíba, realizada no último domingo, dia 29 de junho. O evento, que reúne fé, cultura e tradição, teve início às 7h no bairro Padre Eterno, em Tremembé, e seguiu pelo Rio Paraíba do Sul até a cidade de Aparecida.
Durante o percurso, duas paradas tradicionais aconteceram em território pindense. A primeira, por volta das 9h, foi no Bosque da Princesa, onde fiéis e visitantes participaram de momentos de oração e celebração. A segunda parada ocorreu ao meio-dia, no antigo Sítio de Areia, no bairro Mantiqueira, em Moreira César.
A romaria reuniu dezenas de barqueiros e canoeiros de várias cidades da região, como Caçapava, Taubaté, Tremembé, Potim, Aparecida, Redenção da Serra, Areias, Roseira e Pindamonhangaba. O trajeto terminou no Bar do Peixe, em Aparecida, por volta das 16h, seguido por uma procissão até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a missa de encerramento.
João Paiva, representante da Colônia de Pescadores Profissionais Emílio Varolli — organizadora do evento — destacou a importância da tradição:
“Essa romaria é um momento de fé e união. É nossa história sendo vivida e preservada. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, que foi essencial para a realização desta edição.”
A Romaria Fluvial é reconhecida como um símbolo de fé e integração entre os municípios do Vale do Paraíba, além de valorizar a cultura popular e a preservação do Rio Paraíba do Sul.
MATERIAS RELACIONADAS
Caraguatatuba anuncia novo aeródromo e integração logística com Porto de São Sebastião
Hospital Municipal de São José recebe certificado nacional de qualidade em UTIs
São Sebastião garante berço público no Porto após articulação do prefeito Reinaldinho