A cidade de Pindamonhangaba foi um dos destaques da 36ª edição da Romaria Fluvial de Canoas e Barcos dos Pescadores do Vale do Paraíba, realizada no último domingo, dia 29 de junho. O evento, que reúne fé, cultura e tradição, teve início às 7h no bairro Padre Eterno, em Tremembé, e seguiu pelo Rio Paraíba do Sul até a cidade de Aparecida.
Durante o percurso, duas paradas tradicionais aconteceram em território pindense. A primeira, por volta das 9h, foi no Bosque da Princesa, onde fiéis e visitantes participaram de momentos de oração e celebração. A segunda parada ocorreu ao meio-dia, no antigo Sítio de Areia, no bairro Mantiqueira, em Moreira César.
A romaria reuniu dezenas de barqueiros e canoeiros de várias cidades da região, como Caçapava, Taubaté, Tremembé, Potim, Aparecida, Redenção da Serra, Areias, Roseira e Pindamonhangaba. O trajeto terminou no Bar do Peixe, em Aparecida, por volta das 16h, seguido por uma procissão até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a missa de encerramento.
João Paiva, representante da Colônia de Pescadores Profissionais Emílio Varolli — organizadora do evento — destacou a importância da tradição:
“Essa romaria é um momento de fé e união. É nossa história sendo vivida e preservada. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, que foi essencial para a realização desta edição.”
A Romaria Fluvial é reconhecida como um símbolo de fé e integração entre os municípios do Vale do Paraíba, além de valorizar a cultura popular e a preservação do Rio Paraíba do Sul.
MATERIAS RELACIONADAS
Fundass oferece cursos gratuitos de dança, música, artes visuais e capoeira em São Sebastião
Blues no Municipal traz cantora internacional Nora Jean Wallace a São José dos Campos
Pilota de Caraguatatuba conquista vice na Copa Beto Carrero e segue preparação para Brasileiro de Kart