O Ministério da Defesa da República Tcheca assinou nesta sexta-feira (25) um contrato com a Embraer para adquirir duas aeronaves C-390 Millennium. Estes aviões de transporte multimissão, com padrão OTAN, serão integrados à Força Aérea Tcheca, ampliando suas capacidades operacionais. Com funções variadas, o C-390 pode atuar em transporte tático de tropas, evacuação médica, combate a incêndios, apoio humanitário, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.
A aquisição beneficia não apenas a defesa do país, mas também a indústria aeroespacial local, que terá uma participação significativa na produção e suporte das aeronaves. “A necessidade de transportar pessoas e cargas pesadas é evidente nas recentes missões de evacuação no Afeganistão e Sudão. Por isso, estamos satisfeitos em fortalecer nossa Força Aérea com aeronaves de alta capacidade”, afirmou Jana Černochová, ministra da Defesa tcheca.
Além das aeronaves, a Embraer fornecerá um pacote de treinamento e suporte para integrar o C-390 à frota tcheca. Segundo Bosco Da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, a encomenda reforça a confiança da OTAN na Embraer e fortalece os laços com a indústria local.
Com uma capacidade de carga de 26 toneladas e uma velocidade de até 470 nós, o C-390 é projetado para enfrentar terrenos difíceis e pistas não pavimentadas. A frota global do C-390 já acumula mais de 15.000 horas de voo, com uma taxa de conclusão de missão de 99%, confirmando sua eficiência. Além da República Tcheca, outros países da OTAN como Holanda, Hungria e Portugal, assim como Brasil e Coreia do Sul, também utilizam o modelo.
Fonte: www.embraer.com/br/pt/noticias
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis