As contas de energia elétrica no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira continuarão com bandeira tarifária vermelha – patamar 1 durante o mês de julho. A tarifa extra representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, o mesmo valor aplicado no mês anterior.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o motivo é o cenário persistente de chuvas abaixo da média em grande parte do país, o que afeta diretamente a geração de energia pelas hidrelétricas. Como consequência, há maior necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
“A situação climática pressiona o sistema elétrico, exigindo fontes mais caras para garantir o fornecimento de energia. Por isso, é fundamental o uso consciente pelos consumidores”, afirmou a Aneel, em nota.
O que são as bandeiras tarifárias?
Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa os consumidores sobre os custos variáveis da geração de energia.
-
Bandeira verde: sem cobrança extra.
-
Bandeira amarela ou vermelha: indicam custos mais altos, com valores adicionais na fatura de energia a cada 100 kWh.
Com a manutenção da bandeira vermelha neste mês, a Aneel reforça a importância da economia de energia, não apenas para reduzir o valor das contas, mas também para preservar os recursos naturais e colaborar com a sustentabilidade do setor elétrico brasileiro.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
MATERIAS RELACIONADAS
Festival Tropeiro 2025: novo ponto de troca de ingressos começa a funcionar nesta quinta (3) em Pindamonhangaba
Homem morre carbonizado em incêndio em residência em Caraguatatuba
Vestibulinho da ETEC Paraibuna para curso técnico em Administração acontece neste domingo (6)