Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (10) em Jacareí, após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial do Centro de Operações Integradas (COI). Ele era procurado pela Justiça por falta de pagamento de pensão alimentícia.
O alerta foi emitido às 7h22, quando as câmeras detectaram o suspeito caminhando pela Ponte Nossa Senhora da Conceição, em direção ao Centro. A informação foi imediatamente repassada à equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizou a abordagem e encaminhou o homem ao 1º Distrito Policial.
O sistema de monitoramento faz parte do programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, e cruza as imagens captadas com o banco de dados da Polícia Civil.
Segundo caso em menos de uma semana
Essa foi a segunda prisão em apenas cinco dias com apoio da tecnologia. Na sexta-feira (5), outro homem foi identificado pelo sistema enquanto caminhava no Parque Linear Cassununga. Contra ele havia um mandado de prisão por roubo e receptação, expedido em Lambari (MG).
Monitoramento em Jacareí
O COI conta com cerca de 200 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo 18 entradas e saídas monitoradas com leitura de placas de veículos.
Do total, 34 câmeras são dedicadas ao reconhecimento facial, tecnologia que permite identificar foragidos da Justiça e também colaborar em casos de pessoas desaparecidas.
Fonte: PMJ
📌 Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Concurso de Fotografia “Ipês da Nossa Terra” recebe inscrições em Caçapava
Caraguatatuba oferece 224 vagas de emprego nesta quinta-feira no PAT
2ª Best Way Open BJJ 2025 deve reunir mais de 250 atletas de Jiu-Jitsu em São Sebastião