Espécie é protegida por lei federal e tem manejo restrito durante o período reprodutivo
O Governo de Campos do Jordão divulgou nesta terça-feira (16) um comunicado oficial para esclarecer informações incorretas que vêm circulando sobre o corte da Araucaria angustifolia, também conhecida como pinheiro-do-paraná, espécie nativa da Mata Atlântica e protegida por legislação federal.
De acordo com a Portaria Normativa DC nº 20, de 27 de setembro de 1976, emitida pelo então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), é terminantemente proibido o corte de araucárias adultas com pinhas durante os meses de abril, maio e junho — período de queda das sementes (pinhões), fundamentais para a regeneração natural da espécie.
A norma também proíbe a coleta de pinhas imaturas antes do dia 15 de abril. A medida visa proteger os pinhões diante do risco de escassez e da prática de exploração predatória.
O governo municipal ressalta que não há proibição absoluta ao manejo da araucária, mas sim restrições sazonais durante a fase reprodutiva da árvore. Qualquer pedido de poda ou corte deve ser devidamente justificado e submetido à análise dos órgãos ambientais competentes, respeitando as diretrizes legais e normas de compensação ambiental.
A Prefeitura reforça que as informações divulgadas em seus canais oficiais seguem rigorosamente a legislação federal vigente e têm como objetivo garantir a proteção ambiental e o cumprimento das normas que regem o manejo das espécies nativas.
A administração municipal reafirma ainda seu compromisso com a transparência, o respeito às leis ambientais e o diálogo com a sociedade civil.
Mais informações sobre a portaria podem ser obtidas nos canais oficiais do Ministério da Agricultura e do IBAMA.
Sobre o Governo de Campos do Jordão
Sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), o Governo de Campos do Jordão trabalha por Um Novo Tempo na cidade, com foco em transparência, inovação e bem-estar social. Mais informações no site oficial da Prefeitura: www.camposdojordao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3662-8100.
Fonte: PMCJ
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião