A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou a distribuição das cartas de boleto de IPTU, CIP Terreno, ISS e Taxas para o ano de 2025. Os boletos, que já possuem código de barras para pagamento, foram postados nos Correios e começarão a ser entregues diretamente nas residências dos contribuintes.
IPTU: Investindo na Cidade
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) representa 5% do orçamento do município e é uma das principais fontes de recursos para o município. Os valores arrecadados são aplicados em áreas essenciais como Educação, Saúde, Segurança e melhorias para a cidade.
Parcelamento e Descontos
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 5% de desconto no valor total do IPTU. A primeira parcela ou parcela única vencerá no dia 10 de abril, e o pagamento poderá ser feito em diversas instituições financeiras, como Lotéricas, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco. Para quem preferir parcelar, será possível dividir o pagamento em até 9 vezes.
CIP Terreno: Contribuição para Iluminação Pública
Proprietários de terrenos sem área construída também receberão junto ao boleto de IPTU, a carta de cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Esta taxa destina-se à manutenção e ampliação da iluminação pública no município. A cobrança será feita em cota única ou parcelada, sem direito a desconto. Os pagamentos também podem ser realizados nas mesmas instituições bancárias mencionadas acima.
Proprietários de imóveis com ligação de energia elétrica que receberam o boleto da CIP e desejam solicitar revisão do lançamento devem comparecer ao setor de atendimento ao Cidadão, localizado na Av. Manoel Inocêncio, 179, 2º andar, no Centro, com a conta de energia e documentos do imóvel.
ISS e Taxas 2025
A primeira parcela ou parcela única do Imposto Sobre Serviços (ISS) e das taxas de 2025 terá vencimento no dia 22 de abril. O pagamento poderá ser feito também nas mesmas instituições bancárias.
Emissão da 2ª Via
Caso o contribuinte não receba o boleto pelos Correios, é possível emitir a 2ª via dos boletos diretamente no Portal do Cidadão da Prefeitura de Caçapava, acessando os seguintes links:
Lei de Anistia
Vale destacar que está vigente a Lei de Anistia 6240/2025, que permite a regularização de débitos anteriores até o dia 30 de junho de 2025. O pagamento dos débitos dentro deste prazo evita protestos e cobranças judiciais.
Atendimento Presencial
Para quem precisar de atendimento presencial para resolver questões relacionadas ao IPTU, CIP Terreno, dívidas ou outros, o atendimento será realizado no setor de atendimento ao Cidadão, na Av. Coronel Manoel Inocêncio, 179, 2º andar, Centro, das 9h às 16h.
Contatos para Dúvidas
- Dúvidas sobre IPTU: E-mail: cpv@gmail.com | Telefone: (12) 3654-6630
- Dúvidas sobre dívidas: E-mail: cacapava@gmail.com | Telefones: (12) 3654-6634 | (12) 3654-662
- Dúvidas sobre ISS e Taxas: E-mail: cacapava@mail.com | Telefones: (12) 3654-6631 | WhatsApp: (12) 3654-6631
O pagamento em dia desses impostos e taxas é fundamental para garantir a continuidade das melhorias para a cidade de Caçapava.
Fonte: PMC
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