Ação conjunta visa combater furtos e receptação de cabos e hidrômetros na cidade; material foi localizado até na região central
As forças de segurança de São José dos Campos reforçaram nesta quinta-feira (12) o combate ao furto e receptação de fios de cobre com a segunda fase da Operação Recicla Legal. A ação é coordenada pelo 1º Distrito Policial da Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Fiscalização de Posturas e Secretaria de Manutenção da Cidade, todos da Prefeitura.
Durante a operação, três endereços foram fiscalizados, incluindo um imóvel na comunidade do Banhado, no centro da cidade, onde foram encontrados fios de cobre e 15 lixeiras da Urbam, empresa responsável pela limpeza urbana. A origem do material está sendo investigada, e há indícios de que os objetos tenham sido furtados de espaços públicos.
Ao todo, mais de 1 tonelada de fios de cobre foi apreendida, em um esforço para desarticular a cadeia de comercialização ilegal desses materiais, prática que prejudica serviços públicos e causa transtornos à população — como falhas na iluminação, abastecimento de água e comunicação.
Operação segue com novas etapas
A Operação Recicla Legal tem caráter contínuo e novas ações estão previstas nos próximos dias. A Polícia Civil destaca que a receptação também é crime, e que o foco da operação é atingir todos os elos da cadeia criminosa, desde o furto até a venda irregular de materiais metálicos.
Fonte: PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Pindamonhangaba se destaca no IV Manaus Chess Open 2025
São Sebastião: Aulas da EMEI Meire Vasques dos Santos são suspensas para manutenção
Tremembé abre inscrições para Processo Seletivo de vagas temporárias na Educação