Capivara criada como animal de estimação é apreendida em São José dos Campos; dono é multado
Uma capivara criada como animal de estimação foi flagrada nesta semana pela Polícia Militar Ambiental durante fiscalização no bairro Parque Nova Esperança, em São José dos Campos. A ocorrência inusitada gerou uma multa de R$ 1 mil ao morador por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal.
A equipe chegou ao local para apurar uma denúncia de guarda irregular de fauna silvestre. Ao ser abordado, o morador permitiu a entrada dos policiais, que encontraram dois animais em situação irregular: uma capivara e um trinca-ferro-verdadeiro, espécie de ave nativa bastante visada pelo tráfico.
O tutor informou que não possuía nenhuma licença ou documentação para manter os animais. Diante disso, a PM Ambiental lavrou auto de infração ambiental e recolheu os dois animais, que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Lorena, onde passarão por avaliação e cuidados veterinários.
Crime ambiental
A Polícia Ambiental reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Além de configurar infração legal, essa prática pode trazer riscos tanto à saúde dos animais quanto das pessoas envolvidas.
Casos como este têm se tornado mais frequentes, principalmente com espécies nativas sendo tratadas como “pets exóticos”, o que contribui para o tráfico e o desequilíbrio ecológico.
Fonte: informa.life/
Foto: Reprodução / informa.life
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba