Capivara criada como animal de estimação é apreendida em São José dos Campos; dono é multado
Uma capivara criada como animal de estimação foi flagrada nesta semana pela Polícia Militar Ambiental durante fiscalização no bairro Parque Nova Esperança, em São José dos Campos. A ocorrência inusitada gerou uma multa de R$ 1 mil ao morador por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal.
A equipe chegou ao local para apurar uma denúncia de guarda irregular de fauna silvestre. Ao ser abordado, o morador permitiu a entrada dos policiais, que encontraram dois animais em situação irregular: uma capivara e um trinca-ferro-verdadeiro, espécie de ave nativa bastante visada pelo tráfico.
O tutor informou que não possuía nenhuma licença ou documentação para manter os animais. Diante disso, a PM Ambiental lavrou auto de infração ambiental e recolheu os dois animais, que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Lorena, onde passarão por avaliação e cuidados veterinários.
Crime ambiental
A Polícia Ambiental reforça que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Além de configurar infração legal, essa prática pode trazer riscos tanto à saúde dos animais quanto das pessoas envolvidas.
Casos como este têm se tornado mais frequentes, principalmente com espécies nativas sendo tratadas como “pets exóticos”, o que contribui para o tráfico e o desequilíbrio ecológico.
Fonte: informa.life/
Foto: Reprodução / informa.life

MATERIAS RELACIONADAS
Represa Jaguari/Jacareí atinge menor nível dos últimos 9 anos devido à seca
Reconhecimento facial do CSI auxilia na prisão de procurado em São José dos Campos
Paraibuna realiza a 1ª Copa Paraibuna de Jiu-Jitsu para categorias Mirim a Juvenil