A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Clima, participou na última sexta-feira (21) da terceira edição do evento Dia de Campo Comevap, realizado na Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento. O evento contou com a presença de produtores, autoridades e pesquisadores, reunindo diversos especialistas do setor agropecuário.
Durante o encontro, o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, e o secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes, assinaram o Protocolo de Intenções, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite no município. O acordo visa também estreitar a colaboração entre os governos municipal e estadual, com foco no avanço do setor leiteiro.
O protocolo assinado prevê a criação de um relacionamento permanente entre os entes envolvidos, visando o compartilhamento de informações e a implementação de programas voltados para o desenvolvimento agropecuário. Dentre os principais objetivos, estão a capacitação de produtores e o incentivo à adoção de novas tecnologias no campo, buscando inovação e sustentabilidade para o setor.
Além das assinaturas, o evento contou com a participação de diversas autoridades, como a deputada estadual Letícia Aguiar, o subprefeito de São Paulo, Orlando Castro, e representantes de entidades como a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Instituto de Zootecnia (IZ), Comevap e a Universidade de Taubaté (Unitau). Também marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Clima da Prefeitura de Pindamonhangaba, Paulo Nicolas Imparato, e o vereador Norberto Moraes (Norbertinho).
Em sua fala, o prefeito Ricardo Piorino destacou a importância do termo assinado e afirmou que o compromisso da Prefeitura, junto a seus parceiros, é promover o fortalecimento do agronegócio local, com foco na inovação e sustentabilidade do setor leiteiro.
Avanços no setor agropecuário
O Dia de Campo Comevap também foi uma oportunidade para destacar os avanços proporcionados pelo Acordo de Desenvolvimento e Pesquisa, firmado em 2022 com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Este acordo tem sido essencial para o aprimoramento das técnicas de plantio e o fortalecimento da pecuária leiteira na região.
Organizado pela Comevap, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e APTA Regional, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, Universidade de Taubaté (Unitau), Fundag e CATI, consolidando-se como um importante espaço de troca de conhecimento e fomento ao cooperativismo no setor agropecuário.
Fonte: PMP
MATERIAS RELACIONADAS
Adolescente é encontrada morta em área de mata em Lorena, SP
São José perde para Ourinhos em jogo emocionante pela LBF
Tragédia em Atibaia: Homem mata esposa e sogra e comete suicídio