Os contribuintes de Pindamonhangaba que desejam isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025 têm até 31 de outubro para protocolar o pedido na Prefeitura, podendo fazê-lo pela plataforma digital 1Doc ou presencialmente. O acesso ao 1Doc está disponível em https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento. Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário agendar pelo site da Prefeitura ou pelo telefone 3644-5660 ou 3644-5655, escolhendo entre ser atendido na Prefeitura ou na Subprefeitura de Moreira César.
A solicitação deve ser feita no ano anterior ao lançamento do imposto, conforme a Lei nº 4.372, de 2005. A isenção é destinada a quem possui apenas um imóvel onde residem aposentados, pensionistas com renda até R$ 1.620,32 (13 UFMPs), ex-combatentes e pessoas com deficiência física ou mental, ou que morem com crianças legalmente adotadas ou tuteladas menores de 18 anos.
Imóveis residenciais padrão-econômico com área construída de até 70 m² e valor venal até R$ 40.134,08 (322 UFMPs) também são isentos, desde que o proprietário resida no imóvel, não possua outro e tenha renda mensal inferior a 13 UFMPs, mediante declaração sob responsabilidade do proprietário, que pode ser comprovada por avaliação socioeconômica da Secretaria de Assistência Social.
Para solicitar a isenção, são necessárias cópias dos seguintes documentos: espelho do carnê do IPTU de 2024 (ou certidão de isenção), RG e CPF ou certidão de nascimento dos moradores, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento ou óbito (se aplicável), comprovante de renda (INSS), documento do imóvel em nome do requerente e declaração de responsabilidade escrita de próprio punho.
Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados pela plataforma digital 1Doc.
O atendimento eletrônico pode ser acessado através do link https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou pelo aplicativo 1Doc disponível na Google Play e Apple Store.
Fonte: https://www.meon.com.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Caçapava anuncia construção de 50 casas populares na Vila Paraíso
1º Leilão de Bovinos Leiteiros da APTA em Pindamonhangaba fortalece pequenos produtores
Prefeitura de Caçapava conclui obras na Estrada do Marambaia e resolve alagamentos históricos