A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (13), uma operação em Caraguatatuba/SP para combater um esquema criminoso que aplicava golpes contra pensionistas com contas na Caixa Econômica Federal.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar contra um suspeito apontado como líder do grupo investigado. A investigação indica que os criminosos usavam documentos falsificados para abrir contas bancárias em nome das vítimas, geralmente em agências localizadas em cidades diferentes de seus domicílios.
Com as contas fraudulentas abertas, os golpistas solicitavam a transferência do benefício previdenciário para os novos cadastros, assumindo o controle total dos valores recebidos pelos pensionistas.
Além do redirecionamento do benefício, o grupo contratava empréstimos consignados, utilizava cheques e acessava o crédito rotativo das contas. Os valores obtidos eram transferidos via PIX para contas de terceiros, os chamados “laranjas”, que recebiam uma comissão e, em seguida, repassavam os recursos ao chefe da organização.
A Polícia Federal informou que os investigados poderão ser indiciados por estelionato qualificado e associação criminosa.
Fonte: gov.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Finais das Copas Populares agitam o futebol amador neste domingo em São José dos Campos
Ilhabela encerra Semana Internacional de Vela com impacto positivo no turismo e economia
Festival de Inverno 2025 agita fim de semana com música, arte e gastronomia em Caçapava