A Refinação Henrique Lage (Revap), da Petrobras, localizada em São José dos Campos (SP), prevê a contratação de cerca de cinco mil pessoas para a realização de uma parada técnica, prevista para ocorrer entre agosto e novembro deste ano. As contratações começarão em abril, com pico esperado entre setembro e outubro, conforme informou a própria Revap.
“Efetivamente em abril a gente já começa a ter a entrada dessas equipes. E na faixa de setembro e outubro vamos chegar a um pico de cinco mil pessoas. A obra toda vai ser concluída em novembro”, explicou Alexandre Coelho Cavalcanti, gerente geral da Revap.
As vagas serão destinadas a profissionais de diversas áreas, incluindo pintores, caldeireiros, mecânicos, eletricistas, soltadores, montadores de andaimes, entre outros. Esses profissionais serão responsáveis principalmente pela manutenção e montagem de novos sistemas durante a parada técnica.
A parada técnica é um processo essencial para a manutenção e atualização das instalações da refinaria, sendo um período no qual a produção é temporariamente interrompida para realizar inspeções, reparos e melhorias nos equipamentos e sistemas. Cavalcanti explica que “todas as plantas industriais, de cinco a seis anos, precisam fazer uma parada para rever equipamentos, tubulações, processos de automação, instrumentação”, com o objetivo de garantir a eficiência e a alta disponibilidade operacional da unidade.
Apesar da parada técnica, a produção na Revap não será completamente interrompida. A refinaria será dividida em dois blocos, com 50% das unidades realizando a parada técnica este ano, e a outra metade em três anos. “Vou fazer essa grande parada, mas ainda vou continuar produzindo. Para o mercado não falta nada”, afirmou Cavalcanti.
A contratação de profissionais será feita por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos. De acordo com a Petrobras, o investimento total durante a parada técnica será de R$ 2 bilhões.
A Revap, que iniciou suas atividades em 1980, é responsável pelo abastecimento de petróleo do mercado paulista e do centro-oeste do país, e tem uma grande importância para a economia da região.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/
Foto: Ehder de Souza/Petrobras
MATERIAS RELACIONADAS
Adolescente é encontrada morta em área de mata em Lorena, SP
São José perde para Ourinhos em jogo emocionante pela LBF
Tragédia em Atibaia: Homem mata esposa e sogra e comete suicídio