Ilhabela tem mais um motivo para celebrar: a Orquestra Popular de Ilhabela (OPI) acaba de conquistar o título de campeã brasileira de Bandas e Fanfarras 2025, na categoria Concerto. A final aconteceu no último domingo (6), na cidade de Amparo (SP), e reuniu grupos de destaque de todo o Brasil.
Com 258,30 pontos, a OPI não apenas venceu sua categoria, como liderou a classificação geral, superando nomes tradicionais como Marista Pio XII (PR), Lira de Bragança e Projeto Lia Maria Aguiar (Campos do Jordão).
🏆 Vitória histórica
A trajetória da orquestra rumo ao título nacional começou em setembro de 2024, quando foi campeã paulista na categoria Big Band Sênior, garantindo a vaga no campeonato brasileiro.
Sob a regência do maestro Ricardo Ramalho, a orquestra conta com 20 músicos nos naipes de sopros e percussão. Ele comemorou a conquista e fez questão de agradecer aos envolvidos:
“Essa conquista é um orgulho para Ilhabela. É fruto de muito trabalho, paixão e dedicação. Agradeço a todos que tornaram isso possível – músicos, apoiadores, Fundaci e o prefeito Toninho Colucci.”
🎺 Reconhecimento ao trabalho técnico
Segundo o secretário executivo da Fundaci, Jefferson de Jesus, o Maestro Jota, o título é resultado de uma reestruturação iniciada há quatro anos, com a adoção de audições seletivas para ingresso na OPI:
“Hoje temos músicos de excelência, que venceram o campeonato estadual em 2024 e agora se consagram no nacional. É gratificante ver os frutos desse esforço conjunto.”
🥁 Ilhabela em festa
O prefeito Toninho Colucci parabenizou a orquestra e reafirmou o compromisso da gestão com a cultura:
“É uma conquista histórica e merecida. A cultura transforma vidas e valoriza nossa cidade. Estamos muito orgulhosos da OPI.”
Fonte: tamoiosnews.com.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Servidores de Jacareí protestam por reajuste e melhores benefícios
Seis suspeitos de tráfico são presos em São José dos Campos; mais de 24 mil porções de drogas são apreendidas
Protegidas por lei, araucárias seguem como símbolo de Campos do Jordão