Uma força-tarefa envolvendo 15 promotores do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e 50 policiais civis e militares realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a Operação Nêmesis em São José dos Campos. A ação teve como alvo uma organização criminosa envolvida em sequestro, extorsão e atos de tribunal do crime.
📍 Mandados cumpridos
Durante a operação, foram cumpridos:
-
4 mandados de prisão temporária
-
18 mandados de busca e apreensão
Os promotores acompanharam e deram suporte jurídico em todas as diligências, reforçando a legalidade das ações.
🕵️♀️ Investigação começou após sequestro de empresário
As investigações tiveram início após o sequestro de um empresário em maio deste ano, o que levou à descoberta de uma estrutura criminosa organizada, com atuação violenta e intimidação direta de vítimas e testemunhas.
Segundo o Ministério Público, o grupo utilizava ameaças sistemáticas para manter o controle e silenciar opositores, em práticas características de facções que impõem o chamado “tribunal do crime”.
🤝 Ação conjunta contra o crime organizado
A operação foi coordenada pelo Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de São José dos Campos. Contou ainda com o apoio da Polícia Militar, do Serviço de Inteligência da Polícia Penal e do MPSP.
O trabalho conjunto permitiu mapear a atuação do grupo criminoso e identificar seus principais integrantes, desarticulando parte da rede.
Fonte: MPSP
MATERIAS RELACIONADAS
São José contrata volante Luis Otávio para reforçar elenco na Copa Paulista
Prefeitura de Pindamonhangaba publica decreto para reduzir custos e equilibrar finanças em 2025
Sebastianense Aylana Ferreira integra seleção brasileira de atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior