A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista, em parceria com a Polícia Militar e outras forças de segurança, realizou uma operação no domingo (9) para apreender balões ilegais que sobrevoavam a cidade. A ação foi motivada por denúncias ao Centro de Controle Operacional (CCO), que identificou dois balões na região.
Apreensões em áreas de difícil acesso
Por volta das 10h, a Patrulha Rural Ambiental iniciou buscas no Bairro Boa Vista, onde um dos balões foi visto caindo. No entanto, devido ao terreno montanhoso e à vegetação densa, a localização exata do objeto não foi identificada de imediato.
Simultaneamente, uma equipe da Polícia Militar seguiu para o Bairro Bom Retiro dos Mourões, onde o segundo balão caiu próximo a uma residência. No local, várias pessoas tentaram recuperar partes do balão, mas fugiram antes da abordagem policial.
Investigação e medidas legais
Sem conseguir identificar os responsáveis, as forças de segurança recolheram os destroços do balão e os encaminharam ao Plantão Policial. Mais tarde, uma denúncia anônima levou as equipes de volta ao Bairro Boa Vista, onde o primeiro balão foi encontrado escondido sob galhos e vegetação.
Todo o material foi apreendido e apresentado às autoridades, que registraram a ocorrência com base no artigo 42 da Lei 9.605/98, que criminaliza a fabricação, venda, transporte e soltura de balões, e no artigo 150 do Código Penal, referente à violação de domicílio.
A soltura de balões é um crime ambiental e representa grande risco de incêndios e danos à fauna e flora. A Prefeitura e as forças de segurança reforçam a importância de denúncias para coibir essa prática ilegal e proteger o meio ambiente.
Fonte: PMBP
MATERIAS RELACIONADAS
São José vence Sampaio e fica a um passo da final da Liga de Basquete Feminino
Hoje é o último dia do Arraiá da Farma Conde Arena com show de Fernando e Fabiano e Mona Reis
Defesa Civil alerta para ventos fortes e ressaca com ondas de até 3 metros em todo o estado de SP nesta segunda (28)