Obras de saneamento em Ubatuba avançam e beneficiam milhares de moradores

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubatuba estão em ritmo acelerado e já começaram a atender novos bairros, como Perequê-Açu, Estufa I e Sumidouro. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem a contar com a nova infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto. Até o momento, foram implantados mais de 7,5 quilômetros de redes coletoras e construídas duas estações elevatórias, que permitirão cerca de 3,5 mil novas ligações domiciliares. Segundo a prefeita Flavia Pascoal, essa ampliação é parte essencial do contrato firmado com a Sabesp em 2024, dentro das metas do Marco Legal do Saneamento.

Foto: Reprodução / PMU

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubatuba estão em ritmo acelerado e já começaram a atender novos bairros, como Perequê-Açu, Estufa I e Sumidouro. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem a contar com a nova infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto.

Até o momento, foram implantados mais de 7,5 quilômetros de redes coletoras e construídas duas estações elevatórias, que permitirão cerca de 3,5 mil novas ligações domiciliares. Segundo a prefeita Flavia Pascoal, essa ampliação é parte essencial do contrato firmado com a Sabesp em 2024, dentro das metas do Marco Legal do Saneamento.
“Estamos acompanhando cada etapa para garantir que os investimentos sejam feitos de forma eficiente e tragam benefícios reais à população”, destacou a prefeita.

Investimentos e prazos antecipados

O contrato prevê aproximadamente R$ 600 milhões em investimentos até 2029. A meta da Prefeitura é antecipar para esse período a universalização do saneamento em Ubatuba, objetivo nacional estabelecido para 2033.

Como solicitar ligação de esgoto em Ubatuba

Os proprietários interessados devem solicitar a ligação diretamente à Sabesp, apresentando documentos pessoais (RG e CPF) e comprovação de posse ou propriedade do imóvel. O pedido pode ser feito:

Resultados recentes

Em 2024, a cidade registrou 826 novas ligações de água e 731 de esgoto. Também foram entregues ampliações nas estações de tratamento de esgoto Itaguá e na unidade principal do município, além de investimentos que somam R$ 46,7 milhões.
Atualmente, estão em andamento 14 obras, incluindo três novas estações de tratamento — Maranduba, Perequê-Mirim e Itamambuca — além de ampliações no abastecimento de água com a Estação Carolina, que terá aumento de 20% na capacidade.

Projeções até 2029

Com o conjunto das intervenções, mais de 300 mil pessoas, entre moradores e turistas, deverão ser beneficiadas em mais de 20 bairros. A previsão é de 17 mil novas ligações domiciliares e 128 km de redes coletoras.
Na última prestação de contas, a prefeita reforçou que o acompanhamento da Prefeitura é constante:
“De norte a sul da cidade, estamos fiscalizando as obras para assegurar que todos recebam melhorias efetivas em esgoto, água e reservatórios”, afirmou.

As intervenções fazem parte dos programas Onda Limpa e Água no Litoral Norte, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento.

Fonte: PMU

Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor