Cerca de 100 pessoas participaram da Reunião Anual de Metas do Núcleo Paraíba do Sul do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), realizada na segunda-feira (11/11) no auditório da Regional de Taubaté. Os promotores de Justiça Renata Bertoni Vita e Osvaldo de Oliveira Coelho apresentaram os resultados alcançados em 2024 e destacaram as principais iniciativas do núcleo.
Entre as ações expostas estavam o projeto 100% Paraíba do Sul, focado em saneamento básico, o programa Mata Viva, que trata dos Planos Municipais da Mata Atlântica, e a iniciativa Meio Ambiente na Minha Cidade, voltada para os Conselhos e Fundos Municipais do Meio Ambiente. Também foi detalhado o programa de Mudanças Climáticas – Incêndios e Queimadas, uma recente adição às atividades do GAEMA. Outros temas discutidos incluíram a conservação da várzea do Rio Paraíba do Sul, a fauna, ecologia de estradas, logística reversa, gestão de resíduos sólidos e combate às perdas de água.
Durante a reunião, representantes de prefeituras, órgãos e entidades ambientais da região apresentaram demandas e sugestões para ajudar na definição das metas prioritárias para 2025.
Entre os participantes estavam autoridades como o tenente-coronel PM Araújo Monteiro, major PM Paulo Roberto Reis Teixeira de Souza, promotores de Justiça, e representantes de organizações como o Corpo de Bombeiros, Defesas Civis, Polícia Militar Ambiental, CETESB, SABESP, ICMBio, Agência de Transporte do Estado de São Paulo, entre outros. O evento também contou com a atuação da assessora do MPSP Rafaela Maia Ribeiro e das analistas jurídicas Ana Gabriela Amaral de Oliveira e Gláucia Ribeiro e Souza Mellado, todas ligadas ao GAEMA – Paraíba do Sul.
Fonte: mpsp.mp.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis