Na manhã deste sábado (15), um passeio ciclístico celebrou a liberação da terceira fase da Via Oeste, permitindo que motoristas e ciclistas se desloquem entre São José dos Campos e Jacareí sem precisar utilizar a Via Dutra. A obra foi planejada para oferecer uma nova alternativa viária entre as cidades.
O evento começou na Farma Conde Arena, localizada na rua Winston Churchill, no Jardim das Indústrias, e seguiu até a divisa com Jacareí, onde ocorreu a inauguração oficial com a presença de autoridades. Entre os presentes, estava o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, que destacou a importância da nova conexão viária.
Aprovação da população
Para os moradores da região, a nova via representa benefícios tanto para a mobilidade quanto para o lazer. O motorista de aplicativo Guel Paiva, morador do Jardim Limoeiro, afirmou que a obra era aguardada há muito tempo e trará melhorias no trânsito. Ele também ressaltou que seu filho Pedro, de quatro anos, tem aproveitado a ciclovia para pedalar.
Já Renato Calvo, residente de Jacareí, destacou o aumento da segurança e a redução no tempo de deslocamento. “Era um sonho. É bom ver acontecer”, afirmou.
Detalhes da obra
A terceira fase da Via Oeste conecta a avenida Alfredo Asdente, no Jardim Pôr do Sol, até a divisa com Jacareí. A obra incluiu serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, além da construção de calçadas e ciclovia ao longo dos 3,6 km de extensão da pista.
No trecho pertencente a São José dos Campos, a Urbam (Urbanizadora Municipal) também realizou a construção da travessia do córrego Rio Comprido. Os últimos ajustes, como a adequação do pavimento e a instalação da iluminação pública, estão em fase de conclusão. O investimento total na obra foi de R$ 34,4 milhões.
Fonte: PMSJC

MATERIAS RELACIONADAS
São José dos Campos protocola projeto de concessão do Parque da Cidade
Campos do Jordão será sede do Conexidades 2026
Surfista ubatubense conquista pódio no Uaradei Surf Festival