O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, em Caçapava, acaba de ganhar uma turma muito especial para ajudar a contar a sua história: a Turma da Mônica, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa. A tradicional turminha é a protagonista do gibi “Roberto Lee – O Colecionador de Histórias”, recém-editado e lançado em uma parceria entre a Secretaria de Educação de Caçapava, o Museu Roberto Lee e o Instituto Mauricio de Sousa.
Com uma tiragem inicial de 12 mil exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente para alunos da rede pública de ensino de Caçapava e também para os visitantes do museu. A distribuição nas escolas começa na primeira semana de dezembro.
O gibi tem como enredo a doação de um carro histórico ao acervo do Museu Roberto Lee, um Toyota Paseo 93 que pertenceu a Alice Takeda, esposa de Maurício de Sousa. O cartunista doou o veículo ao museu em 2017, e a história do gibi narra de forma bem-humorada o encontro entre Maurício e Roberto Lee, o fundador do museu e renomado colecionador, para a doação do carro. No gibi, Maurício chega a Caçapava no Toyota Paseo, acompanhado pelos personagens Mônica e Cebolinha.
A concepção do projeto e o roteiro do gibi são de responsabilidade do diretor do Museu Roberto Lee, Hudson Moreira, em colaboração com o Instituto Maurício de Sousa. O objetivo principal da publicação é divulgar as ações e a história do museu, que é considerado um dos mais importantes do gênero no Brasil, além de atrair a atenção para o acervo e as atividades culturais do local.

O Museu Roberto Lee abriga um acervo de mais de 25 carros antigos de grande valor histórico, e é um dos principais centros de antigomobilismo do país. O museu tem ainda o reconhecimento do patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Devido a seu acervo, Caçapava ostenta o título de Capital Nacional do Antigomobilismo.
A coleção que originou o museu começou em 1948, quando Roberto Lee, então com apenas 14 anos, iniciou sua paixão por carros antigos. O museu foi fundado em 1963 em São Paulo, transferido para Caçapava no ano seguinte e, em 2011, doado ao município pelos herdeiros do colecionador. O prédio que abriga o museu foi recentemente reformado e está localizado na Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz, em Caçapava. O museu abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita.
Esse gibi não apenas celebra o acervo do museu, mas também fortalece a educação e a cultura local, oferecendo aos jovens leitores uma maneira divertida e educativa de aprender mais sobre história, antigomobilismo e, claro, sobre o legado de Roberto Lee.
Fonte: PMC
MATERIAS RELACIONADAS
Supercargas avançam pela Via Dutra e seguem em direção ao Porto de Itaguaí
Concessionária Tamoios recebe comissão da ABNT para discutir ventilação de túneis
São José dos Campos adota tecnologia avançada para avaliar saúde das árvores urbanas