Com a chegada da primavera, os moradores do Jardim Esplanada, em São José dos Campos, estão enfrentando novamente o aumento do número de mosquitos com características do Aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Após um período de alívio durante o inverno, a volta das chuvas e das temperaturas mais amenas traz de volta a preocupação com a proliferação do mosquito.
Uma moradora da região relatou recentemente ter matado cinco mosquitos em sua casa em um único dia, e expressou sua apreensão com a ausência do fumacê na região. A aplicação do fumacê, que é uma medida de controle, parece não ser realizada há algum tempo, aumentando a inquietação dos residentes.
Em resposta a essa situação, a prefeitura informou que denúncias podem ser feitas por meio do canal 156. Equipes da área de saúde serão enviadas para realizar vistorias e planejar ações de controle na região.
Além disso, está em andamento a segunda Avaliação de Densidade Larvária de 2024, que tem como objetivo orientar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade também realiza ações contínuas em todas as áreas, com a ajuda dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que orientam os moradores sobre como evitar a criação de focos do mosquito em suas casas.
A programação do fumacê é atualizada semanalmente e pode ser consultada no site da prefeitura. A população também pode colaborar fazendo denúncias de possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156.
Fonte: informa.life/
MATERIAS RELACIONADAS
Tremembé lança concurso para escolher identidade visual da Estância Turística com tema sobre o arroz irrigado
Roseira se torna sede da Região Turística da Fé com inauguração de novo escritório regional
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião