O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta semana o pedido de habeas corpus da defesa de Thiago Bally (PSDB), vereador eleito em São Sebastião (SP). Bally é suspeito de ser o mandante de um homicídio ocorrido em abril deste ano, no bairro Juquehy. Com a decisão, a ordem de prisão preventiva contra o político está mantida.
Decisão do STF
Na decisão, o ministro ponderou que a prisão preventiva é necessária devido ao risco de reiteração delitiva, garantia da ordem pública e aplicação da lei penal. Mendes destacou que não há elementos para revogar a prisão cautelar e afirmou que o pedido da defesa não apresenta argumentos que justifiquem a substituição da prisão por medidas alternativas.
Vereador está foragido
Thiago Bally, que foi o sétimo vereador mais votado nas últimas eleições em São Sebastião, está foragido desde outubro, quando a Justiça decretou sua prisão preventiva. Até o momento, ele não foi localizado.
O caso
O crime aconteceu no dia 6 de abril, em uma chácara no bairro Juquehy, e teve como vítima Victor Alexandre de Lima, de 22 anos. Segundo a investigação, Victor foi atingido por dois disparos após receber uma ligação e ir ao local do crime. O acusado pelos disparos, Maiquel Douglas Pires Ferreira, afirmou em depoimento que agiu em legítima defesa e está preso preventivamente.
Conforme o Ministério Público, Thiago Bally teria ordenado o assassinato após receber informações de que Victor planejava sequestrar sua filha. Bally nega as acusações e afirma que sua presença no local foi apenas para ajudar com um problema mecânico em um veículo.
Próximos passos
Se localizado, Bally será preso preventivamente. Até a última atualização, o g1 não obteve retorno da defesa do vereador, mas seguirá acompanhando o caso.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26