Os trabalhadores da TI Automotive, empresa do setor de autopeças localizada na zona leste de São José dos Campos, iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (22). A paralisação foi aprovada em assembleia e ocorre em protesto contra o possível fechamento da unidade, que atualmente emprega cerca de 300 pessoas.
A decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada às 6h30 desta quarta-feira. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o movimento ocorre após a empresa admitir a possibilidade de redução da produção e incertezas sobre o quadro de funcionários a partir de março de 2026.
Em documento encaminhado ao Sindicato, a TI Automotive afirmou que “vem enfrentando uma redução gradativa de produção no setor Fabricating, seja por queda nas vendas ou pela ausência de novos projetos de clientes”. A empresa também destacou que a situação gera incertezas em relação à manutenção dos empregos.
Uma nova reunião entre representantes da empresa e do Sindicato está marcada para esta quarta-feira (22), às 13h, na sede da entidade, localizada na Rua Maurício Diamante, 65, Centro de São José dos Campos.
Os indícios sobre o possível encerramento das atividades na cidade surgiram no início deste ano. Em 15 de abril, o grupo canadense ABC Technologies anunciou a aquisição da TI Automotive, em uma transação avaliada em 1,8 bilhão de libras esterlinas (aproximadamente R$ 13 bilhões). Desde então, circulam informações de que a produção local poderia ser transferida para uma nova unidade em construção na cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP).
O Sindicato dos Metalúrgicos apresentou uma pauta de reivindicações à empresa, que inclui a criação de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) com indenização, manutenção do convênio médico, estabilidade no emprego e garantia formal da continuidade das atividades na planta de São José dos Campos.
O secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida, afirmou que o clima entre os trabalhadores segue de incerteza.
“Mesmo após reuniões, uma delas mediada pela Gerência Regional do Trabalho, as dúvidas sobre o futuro da fábrica continuam. Esperamos que a empresa apresente um compromisso formal com os trabalhadores”, disse.
A TI Automotive ainda não confirmou oficialmente se a unidade local será encerrada ou se haverá transferência das operações para outra cidade.
Foto: Roosevelt Cássio
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Caraguatatuba anuncia novo aeródromo e integração logística com Porto de São Sebastião
Hospital Municipal de São José recebe certificado nacional de qualidade em UTIs
São Sebastião garante berço público no Porto após articulação do prefeito Reinaldinho