Metalúrgicos da TI Automotive entram em greve em São José dos Campos por incertezas sobre o futuro da fábrica

metalurgicos-da-ti-automotive-entram-em-greve-em-sao-jose-dos-campos-por-incertezas-sobre-o-futuro-da-fabrica

Foto: Roosevelt Cássio

Os trabalhadores da TI Automotive, empresa do setor de autopeças localizada na zona leste de São José dos Campos, iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (22). A paralisação foi aprovada em assembleia e ocorre em protesto contra o possível fechamento da unidade, que atualmente emprega cerca de 300 pessoas.

A decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada às 6h30 desta quarta-feira. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o movimento ocorre após a empresa admitir a possibilidade de redução da produção e incertezas sobre o quadro de funcionários a partir de março de 2026.

Em documento encaminhado ao Sindicato, a TI Automotive afirmou que “vem enfrentando uma redução gradativa de produção no setor Fabricating, seja por queda nas vendas ou pela ausência de novos projetos de clientes”. A empresa também destacou que a situação gera incertezas em relação à manutenção dos empregos.

Uma nova reunião entre representantes da empresa e do Sindicato está marcada para esta quarta-feira (22), às 13h, na sede da entidade, localizada na Rua Maurício Diamante, 65, Centro de São José dos Campos.

Os indícios sobre o possível encerramento das atividades na cidade surgiram no início deste ano. Em 15 de abril, o grupo canadense ABC Technologies anunciou a aquisição da TI Automotive, em uma transação avaliada em 1,8 bilhão de libras esterlinas (aproximadamente R$ 13 bilhões). Desde então, circulam informações de que a produção local poderia ser transferida para uma nova unidade em construção na cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP).

O Sindicato dos Metalúrgicos apresentou uma pauta de reivindicações à empresa, que inclui a criação de um Plano de Demissão Voluntária (PDV) com indenização, manutenção do convênio médico, estabilidade no emprego e garantia formal da continuidade das atividades na planta de São José dos Campos.

O secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida, afirmou que o clima entre os trabalhadores segue de incerteza.

“Mesmo após reuniões, uma delas mediada pela Gerência Regional do Trabalho, as dúvidas sobre o futuro da fábrica continuam. Esperamos que a empresa apresente um compromisso formal com os trabalhadores”, disse.

A TI Automotive ainda não confirmou oficialmente se a unidade local será encerrada ou se haverá transferência das operações para outra cidade.

Fonte: sindmetalsjc.org.br/n/7215/metalurgicos-da-ti-automotive-entram-em-greve-contra-possivel-fechamento-da-fabrica

Foto: Roosevelt Cássio


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor