Os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos iniciaram, nesta terça-feira (1), a campanha de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), reivindicando o pagamento de R$ 20 mil, conforme acordado no ano passado.
Embora o valor já tenha sido definido, as metas ainda precisam ser negociadas com a montadora. O Sindicato dos Metalúrgicos já começou a mobilização da categoria para pressionar a empresa.
Entre os critérios geralmente discutidos com a GM estão produção, qualidade e índice de absenteísmo. No entanto, ainda não há um cronograma definido para as negociações.
Além do pagamento integral da PLR, os trabalhadores exigem que a primeira parcela seja quitada até 9 de maio.
“A GM tem lucros expressivos e produz em São José dos Campos a S10, um dos veículos de maior valor agregado da montadora. Portanto, não há justificativa para não pagar o valor total da PLR. Nossa mobilização já começou e vamos lutar pelos nossos direitos”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.
A unidade da GM em São José dos Campos conta com aproximadamente 4 mil funcionários e é responsável pela produção dos modelos S10 e Trailblazer.
Apoio a outras categorias
Os metalúrgicos da GM também aprovaram apoio à mobilização dos entregadores de aplicativos, que reivindicam melhores condições de trabalho. Além disso, o Sindicato defende que o governo federal suspenda a tributação do Imposto de Renda sobre a PLR dos trabalhadores.
Fonte: sindmetalsjc.org.br/
Foto: Cristiane Cunha
MATERIAS RELACIONADAS
São José dos Campos terá 45 ecopontos exclusivos para reciclagem de vidro
Polícia Municipal de São Sebastião prende dois homens com mandados de prisão em aberto
Manutenção do CadÚnico vai interromper atendimentos em Jacareí por três dias