Os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos iniciaram, nesta terça-feira (1), a campanha de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), reivindicando o pagamento de R$ 20 mil, conforme acordado no ano passado.
Embora o valor já tenha sido definido, as metas ainda precisam ser negociadas com a montadora. O Sindicato dos Metalúrgicos já começou a mobilização da categoria para pressionar a empresa.
Entre os critérios geralmente discutidos com a GM estão produção, qualidade e índice de absenteísmo. No entanto, ainda não há um cronograma definido para as negociações.
Além do pagamento integral da PLR, os trabalhadores exigem que a primeira parcela seja quitada até 9 de maio.
“A GM tem lucros expressivos e produz em São José dos Campos a S10, um dos veículos de maior valor agregado da montadora. Portanto, não há justificativa para não pagar o valor total da PLR. Nossa mobilização já começou e vamos lutar pelos nossos direitos”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.
A unidade da GM em São José dos Campos conta com aproximadamente 4 mil funcionários e é responsável pela produção dos modelos S10 e Trailblazer.
Apoio a outras categorias
Os metalúrgicos da GM também aprovaram apoio à mobilização dos entregadores de aplicativos, que reivindicam melhores condições de trabalho. Além disso, o Sindicato defende que o governo federal suspenda a tributação do Imposto de Renda sobre a PLR dos trabalhadores.
Fonte: sindmetalsjc.org.br/
Foto: Cristiane Cunha
MATERIAS RELACIONADAS
Adolescente é encontrada morta em área de mata em Lorena, SP
São José perde para Ourinhos em jogo emocionante pela LBF
Tragédia em Atibaia: Homem mata esposa e sogra e comete suicídio