Começa nesta terça-feira (12) a nova edição do Mês do Folclore no Museu do Folclore de São José dos Campos. A programação, que vai até 29 de agosto, reúne um total de 3.453 inscritos, entre crianças e adultos, de 25 escolas públicas e privadas, além de 8 instituições da região. O tema deste ano é: Paraíba do Sul: Caminhos do rio, vozes do vale.
Das escolas participantes, 21 são de São José dos Campos e 4 vêm de cidades vizinhas como Taubaté, Jacareí, Igaratá e Lagoinha, esta última a 106 km de distância. Entre as instituições, todas são de São José, incluindo unidades da Casa do Idoso, da Fundhas, do Centro de Integração da Pessoa com Deficiência (Integra) e da Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco (APAR).
Na segunda-feira (11), a equipe do Museu do Folclore finalizou os preparativos para receber os primeiros grupos. No primeiro dia, estão agendados 249 alunos da educação infantil, vindos de três escolas: EMEI Idelena Menezes, EE Francisco João Leme e EMEF Maria Aparecida Ronconi.
Um destaque especial fica para a EMEF Alceu Coelho, de Lagoinha, que participa pela primeira vez com 31 alunos do ensino fundamental. O grupo visitará São José no dia 19 de agosto, acompanhado por professores e auxiliares.
A programação inclui quatro estações temáticas:
-
O Rio que Fala: espaço imersivo com cenografia e elementos visuais e sonoros que representam o fundo do rio, além de uma atividade externa com monóculos para observação do rio.
-
Amanhã do Rio: estação ambiental em parceria com o Ecomuseu dos Campos de São José, que traz uma estrutura de bambu e redes de pesca, apresentando peixes e outros elementos dos rios, com discussão sobre nascentes, qualidade da água e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
-
Piraquara: exposição sensorial sobre a cultura piraquara, com manipulação de barro e troca de saberes com representantes da cultura popular.
-
Piabas e Lambaris: montada na Sala das Panelas, aborda histórias de receitas e tradições culinárias, destacando elementos como fogão a lenha, pilão, farinha de milho e bolinho caipira, reforçando a identidade cultural do território.
O Museu do Folclore, aberto desde 1997 no Parque da Cidade, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, vinculada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Mais informações:
Museu do Folclore
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana — São José dos Campos
Telefone: (12) 3924-7318 / 3924-7354
Site: www.museudofolclore.org
Fonte: PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Aplicativo Tec Saúde Taubaté já está disponível para download na App Store
Carcaça de animal em praia de São Sebastião intriga banhistas e viraliza nas redes
Vistoria do Programa Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba